Aumento no valor do salário mínimo de 2024 está sob AMEAÇA; entenda o caso

O aumento no valor do salário mínimo de 2024 ainda não está confirmado. Com isto, grande parte da população está insegura sobre o reajuste. Desta forma, é fundamental entender o que será necessário para que o aumento de fato ocorra. Entenda o que precisa ser feito para o reajuste ocorrer.

Black Friday estendida? Veja como aproveitar as promoções nesta segunda-feira
Aumento no valor do salário mínimo de 2024 está sob AMEAÇA; entenda o caso (Imagem: Montagem/FDR)

Neste ano, o salário mínimo foi reajustado em duas oportunidades. A mais recente foi em 1º de maio, quando o piso foi alterado para R$ 1.320. Porém, uma das promessas do presidente Lula (PT) foi de aplicar um reajuste anual no piso salarial do país. Todavia, esta promessa aparenta estar em risco para 2024.

Para que o aumento seja realizado, é fundamental que a Lei Orçamentária Anual seja aprovada no Congresso Nacional. Com isto, o novo valor, decidido em R$ 1.421, poderá ser pago aos brasileiros. Portanto, veja abaixo o que deve mudar com um possível aumento no valor do salário mínimo em 2024.

O que muda com o reajuste no salário mínimo?

Caso o piso seja reajustado, diversos programas federais também sofrerão reajustes. Isto porque muitos projetos utilizam o piso salarial vigente para definir o seu pagamento. Portanto, é provável que até mesmo os cidadãos que não exercem a sua profissão formalmente sejam beneficiados com a mudança.

Ou seja, é importante acompanhar quais serão as decisões tomadas pelo âmbito político e descobrir se o valor será aplicado na prática aos cidadãos brasileiros. Confira abaixo alguns programas que serão reajustados em caso de aumento no valor do salário mínimo e saiba o que deve mudar na sua saúde financeira.

Confira projetos que serão reajustados em caso de aumento no piso salarial do país

Flávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e [email protected].