FGTS libera saque-aniversário para novo grupo nesta semana

Ainda nesta semana a Caixa Econômica libera na conta de mais um grupo a parcela referente ao saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Também nesta semana termina o prazo para que nascidos no mês atual recebam em 2023. Descubra todas as regras em relação ao pagamento.

FGTS libera saque-aniversário para novo grupo nesta semana
FGTS libera saque-aniversário para novo grupo nesta semana (Imagem: FDR)

O calendário do saque-aniversário do FGTS prevê que nesta semana dois grupos diferentes possam receber o benefício em sua conta. Isso porque, cada um se enquadra em uma regra diferente, mas que permite a liberação nos meses de novembro ou dezembro. 

Saque-aniversário do FGTS em novembro

Até quarta-feira, 30 de novembro, o grupo que já tem permissão para o saque-aniversário do FGTS desde o início do mês continua com a possibilidade de receber o benefício. São eles:

  • Nascidos em novembro: quem não fez a transição de saque-rescisão para saque-aniversário tem até o dia 30, último dia do mês do seu nascimento, para trocar a modalidade e receber ainda neste ano;
  • Nascidos a partir de setembro: quem nasceu em setembro ou outubro também pode fazer o saque até este mês. Desde que tenha feito a troca dentro do mês do seu nascimento, ou em anos anteriores. Eles têm 60 dias a partir do mês do seu aniversário para receber.

Saque-aniversário do FGTS em dezembro

Na quinta-feira, 1 de dezembro, tem início o último mês do ano de 2023. A partir deste dia um novo grupo ganha direito de fazer o saque-aniversário do FGTS. São eles:

  • Nascidos em dezembro: podem receber a quantia no dia 1º, caso tenham optado por incluir o depósito daquele mês receberão a partir do dia 10.
  • Nascidos em outubro ou novembro: ainda podem receber em dezembro, desde que já tenham feito a opção pelo saque-aniversário dentro do prazo.

Vale a mesma regra, quem nasceu em dezembro e ainda não optou pelo saque-aniversário deve fazer até o dia 31 para conseguir receber em 2023. Caso contrário, o dinheiro será liberado apenas em 2024.

O dinheiro é transferido direto na conta de quem já cadastrou seus dados bancários. Ou, permite o cadastramento de uma nova conta no App do FGTS.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com