Assunto de interesse de muitos brasileiros, o pagamento do PIS 2024, relacionado ao ano-base 2022, ainda não teve suas datas de início definidas. Isso porque o calendário sofreu um atraso ainda durante a pandemia da Covid-19. Por isso, existe maior distância entre o ano-base e o período de repasse. Entenda.
O trabalhador está acostumado a ter acesso ao calendário PIS para o ano seguinte no final de dezembro. Até o momento, no entanto, as datas de pagamento do PIS ano-base 2022 e o valor das parcelas não foram divulgados.
O valor do PIS 2024 é determinado com base no salário mínimo do ano de pagamento. Assim, o montante do PIS 2024 só será conhecido após o governo Lula (PT) divulgar o piso salarial de 2024.
Como funciona o PIS 2024?
Em 2024, receberão o benefício aqueles trabalhadores que realizaram alguma atividade formal em 2022. Os valores variam de acordo com o tempo que foi trabalhado. No entanto, o pagamento máximo é baseado no valor do salário mínimo do ano em que a liberação é realizada.
Como ainda não existe definição sobre essa remuneração, ainda não é possível calcular os valores do PIS 2024. No entanto, a lógica de cálculo deverá permanecer a mesma no próximo ano.
Dessa forma, para receber o valor máximo, é preciso que o trabalhador tenha realizado algum tipo de atividade por 12 meses. Caso o período tenha sido menor, ele deverá dividir o salário mínimo por 12 e multiplicar pelos meses trabalhados para calcular o benefício.
Vale lembrar, no entanto, que para ser considerado, é preciso que o tempo de trabalho no mês tenha sido de, no mínimo, 15 dias. É preciso que o trabalhador esteja atento aos detalhes acerca do repasse dos valores.