Esta semana será movimentada dentro do programa Desenrola Brasil. É que a partir de hoje (20) as dívidas somadas em até R$ 20 mil poderão ser negociadas com condições especiais. E na próxima quarta-feira (22) o Ministério da Fazenda vai promover o “Dia D – Mutirão Desenrola” em uma ação inédita.
O Desenrola Brasil está disponível no país desde julho deste ano. O objetivo principal do programa promovido pelo governo federal é atingir 70 milhões de pessoas inadimplentes. Em recompensa a oferta de descontos sobre os débitos, o poder público libera diminuição de impostos aos credores.
Quais dívidas poderão ser negociadas no Desenrola Brasil?
Inicialmente quem tinha dívidas de até R$ 20 mil poderia negociar apenas débitos bancários. Mas a partir desta segunda-feira (20) o Desenrola Brasil vai permitir que também sejam feitos acordos com condições especiais para:
- Dívidas não bancárias: água, luz, telefone, cartão de crédito, varejo, educação, entre outros; e
- Dívidas bancárias: cheque, empréstimo, financiamento, cartão de crédito, entre outros.
De acordo com o poder público poderão ser negociadas as dívidas negativadas entre 2019 e 31 de dezembro de 2022. Aqueles contraídas após essa data não entram no programa, mas podem ter condições melhores de pagamento por uma ação livre do próprio credor.
Condições de pagamento no Desenrola Brasil
O grande diferencial deste tipo de programa são justamente as condições de pagamento no Desenrola Brasil. Os valores das dívidas que ficam acumuladas em nome do cidadão poderão ser pagos em duas opções:
- Pagamento à vista com desconto que pode chegar a 99% do valor original da dívida;
- Parcelamento que pode ser feito em até 60 meses (5 anos), com juros de até 1,99% ao mês.
Como negociar as dívidas no programa
Existem duas formas de conseguir fazer o acordo pelo Desenrola Brasil:
- Nos canais do banco: agência, aplicativo e canais de comunicação;
- No site do Desenrola: necessário fazer login no Gov.br com conta de nível prata ou ouro. Em seguida selecionar a dívida desejada e firmar o acordo.
No dia 22 de novembro haverá o mutirão “Dia D – Mutirão Desenrola”, em que as agências bancárias funcionarão até mais tarde, e o atendimento para negociação ficarão mais tempo ativos.