Aguardado por milhões de trabalhadores em todo o país, o 13º salário é um direito de quem possui vínculo de emprego formal. A legislação brasileira estabelece que o pagamento da primeira parcela deve ser realizado pelo empregador até o dia 30 de novembro.
Isso porque a lei dá ao empregador a opção de realizar o pagamento de forma parcelada. Assim, existem prazos diferentes para a liberação de cada parcela.
A primeira deve ser quitada até o dia 30 de novembro. Já a segunda deve ser paga ao trabalhador até o dia 20 de dezembro. Caso o prazo não seja cumprido, o empregador deverá pagar o valor com juros ao trabalhador.
O pagamento deve ser realizado na mesma conta bancária em que o salário regular é depositado. Já o valor que será liberado varia. O cálculo é realizado de acordo com o tempo trabalhado durante o ano.
Como saber quanto vou receber no 13º salário?
Para calcular quanto será depositado, o trabalhador deve levar em consideração seu salário atual. Além disso, é preciso saber o total de meses em que exerceu a atividade durante o ano. Para aqueles que trabalharam o ano inteiro, o valor representará a totalidade de um mês trabalhado.
Já para os que realizaram a atividade por menos tempo receberão o valor proporcional. Para saber quanto irá receber, ele deve dividir seu salário por 12. Em seguida, será preciso multiplicar o resultado pelos meses trabalhados.
Vale lembrar que, assim como acontece com o salário regular, o 13º também sofre com descontos. As deduções representam as contribuições com o INSS e a retenção do Imposto de Renda, que deverá ser declarado posteriormente a Receita Federal.
Dessa forma, o valor pago deverá se assemelhar a um salário líquido do trabalhador. Veja aqui como calcular o 13º salário:
Saiba mais detalhes sobre os direitos do trabalhador neste link.