Plano de celular e internet sofrem MUDANÇAS nas regras para cobrança e migração; entenda

Um anúncio realizado pela Anatel nesta semana deverá impactar a vida de cidadão que pagam mensalmente um plano de celular e internet. De acordo com a agência, as regras de cobrança e migração serão atualizadas.

Plano de celular e internet sofrem MUDANÇAS nas regras para cobrança e migração; entenda
Plano de celular e internet sofrem MUDANÇAS nas regras para cobrança e migração; entenda. (Imagem: FDR)

As medidas fazem parte de uma revisão do Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações da Anatel e deverão entrar em vigor apenas em 2024.

Confira o que mudança na cobrança de plano de celular

  • Em caso de inadimplência, a empresa segue autorizada a realizar o corte do serviço;
  • No entanto, a cobrança após a suspensão do serviço só poderá ser realizada após 30 dias do corte;
  • Além disso, as cobranças emitidas pelas empresas deverão apresentar um quadro de resumo dos serviços e preços;
  • Outra mudança será no número mínimo de lojas presenciais que devem estar disponíveis ao consumidor;
  • Atualmente, critério utilizado tem como base o número de clientes na região;
  • Novo método levará em consideração o número de acessos realizados as lojas;
  • Já o horário de atendimento por telefone será alterado e estará disponível apenas das 6h às 22h;
  • Empresas também poderão oferecer planos totalmente digitais;
  • Na modalidade, consumidor abre mão do atendimento presencial ou por telefone;
  • Expectativa é que novo tipo de plano seja mais barato para o consumidor;
  • Outra modificação é com relação a migração de planos;
  • Caso o plano contratado deixe de ser comercializado, empresa poderá migrar o cliente de forma automática para outro pacote de serviços;
  • No entanto, migração só poderá ser realizada automaticamente para ofertas com o mesmo preço ou mais baratas;
  • Além disso, consumidor não deverá ser cobrado por prazo mínimo de adesão;
  • Dessa forma, caso não se considere atendido pelas regras do novo plano, cancelamento poderá ser realizado sem custos.

Confira mais informações sobre os planos de celular neste link.

Danielle SantanaDanielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.