Recentemente, uma mudança anunciada pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) modificou a regra para um pedido específico de aposentadoria. Agora, segurados que solicitam a concessão do benefício por invalidez não precisam mais atingir uma idade mínima para ter o direito assegurado.
Para receber o pagamento, o futuro segurado deverá comprovar que possui uma condição física que o impossibilita de realizar a função de trabalho atual. No entanto, vale lembrar que a mudança é válida para casos de aposentadoria por invalidez. Para a concessão do auxílio doença, que é temporário, as regras são outras.
Caso tenha a aposentadoria aprovada, o segurado passará a ter direito a receber o pagamento mensal do INSS. O valor que será recebido é calculado de acordo com o salário mínimo, que atualmente é de R$ 1.320, e com o tempo de contribuição do trabalhador.
Veja como solicitar aposentadoria pelo INSS
- O pedido pode ser feito aberto por meio do aplicativo ou site do INSS, que está disponível neste link;
- Ao realizar o login na plataforma, o segurado deverá selecionar a opção “Pedir Benefício por Incapacidade”;
- Solicitação também pode ser aberta por meio do telefone 135;
- Após a abertura, trabalhador deverá aguardar a realização da perícia médica;
- Etapa deve ser realizada presencialmente em uma agência do INSS;
- Data disponível para agendamento será informada no momento da solicitação;
- Para diminuir o tempo de espera no país, o Governo Federal tem adotado diversas medidas que ajudam a acelerar o tempo de análise da concessão do benefício;
- Atualmente, apenas 3 mil funcionários do Instituto Nacional estão na ativa para avaliar as solicitações de aposentadoria ou benefícios;
- Com as medidas, a expectativa é que o tempo de análise, que pode chegar a demorar quase um ano em algumas regiões do país, seja diminuido.
Saiba mais sobre os benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social neste link.