Idade mínima para a aposentadoria do INSS foi encerrada? Entenda a mudança

Recentemente, uma mudança anunciada pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) modificou a regra para um pedido específico de aposentadoria. Agora, segurados que solicitam a concessão do benefício por invalidez não precisam mais atingir uma idade mínima para ter o direito assegurado.

Idade mínima para a aposentadoria do INSS foi encerrada? Entenda a mudança
Idade mínima para a aposentadoria do INSS foi encerrada? Entenda a mudança. (Imagem: FDR)

Para receber o pagamento, o futuro segurado deverá comprovar que possui uma condição física que o impossibilita de realizar a função de trabalho atual. No entanto, vale lembrar que a mudança é válida para casos de aposentadoria por invalidez. Para a concessão do auxílio doença, que é temporário, as regras são outras.

Caso tenha a aposentadoria aprovada, o segurado passará a ter direito a receber o pagamento mensal do INSS. O valor que será recebido é calculado de acordo com o salário mínimo, que atualmente é de R$ 1.320, e com o tempo de contribuição do trabalhador.

Veja como solicitar aposentadoria pelo INSS

  • O pedido pode ser feito aberto por meio do aplicativo ou site do INSS, que está disponível neste link;
  • Ao realizar o login na plataforma, o segurado deverá selecionar a opção “Pedir Benefício por Incapacidade”;
  • Solicitação também pode ser aberta por meio do telefone 135;
  • Após a abertura, trabalhador deverá aguardar a realização da perícia médica;
  • Etapa deve ser realizada presencialmente em uma agência do INSS;
  • Data disponível para agendamento será informada no momento da solicitação;
  • Para diminuir o tempo de espera no país, o Governo Federal tem adotado diversas medidas que ajudam a acelerar o tempo de análise da concessão do benefício;
  • Atualmente, apenas 3 mil funcionários do Instituto Nacional estão na ativa para avaliar as solicitações de aposentadoria ou benefícios;
  • Com as medidas, a expectativa é que o tempo de análise, que pode chegar a demorar quase um ano em algumas regiões do país, seja diminuido.

Saiba mais sobre os benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social neste link.

Danielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.