Doria anuncia hoje se vai retomar SP ou prorrogar fechamento dos comércios

Estado de São Paulo registra mais de 3 mil mortes por coronavírus e governo avalia a possibilidade de reabertura do comércio. Nesta sexta-feira (8), o governador João Doria deverá se pronunciar sobre o ‘Plano São Paulo, elaborado com a finalidade de retomar a economia da região. Quando lançado, o projeto determinava a suspensão das atividades nos centros de compras até a próxima segunda-feira (11). No entanto, devido ao crescimento de óbitos, espera-se que a medida seja reconsiderada.  

Doria anuncia hoje se vai retomar SP ou prorrogar fechamento dos comércios (Imagem: Reprodução - Google)
Doria anuncia hoje se vai retomar SP ou prorrogar fechamento dos comércios (Imagem: Reprodução – Google)

Até o momento, a região já registrou mais de 39 mil casos de coronavírus, sendo mais de 3.500 vítimas fatais. Os centros de saúde estão superlotados e não há previsão para a construção de novos leitos.  

Atualmente, a taxa de ocupação nas UTI’s de todos os municípios é de 89,6%, sendo o interior a região menos afetada, com 66,9%. 

Já na grande capital, mesmo sendo o local com o maior número de casos, a taxa de isolamento está abaixo dos 55% recomendados pela Organização Mundial de Saúde. Atualmente, a cidade está com uma média de paralisação de 47% em suas atividades, número insuficiente para conter a pandemia.  

Avanço para o interior 

Outra grande preocupação é que o contágio está cada vez mais espalhado pelas cidades do interior. De acordo com um levantamento da Secretaria de Desenvolvimento Regional, a cada três dias, 38 novas cidades comprovam um novo caso de coronavírus. Já são mais de 371 municípios afetados. 

Mediante a esse cenário, o Centro de Contingência do Coronavírus, do governo de São Paulo, vem fazendo balanços de modo que possa calcular uma estimativa dos números da pandemia. Nessa quarta-feira (7), a pesquisa informou que há uma projeção de 40 mil mortes dentro dos próximos 2 meses, caso o isolamento social fique em 50%.  

Doria reforça as precauções 

Apesar de ainda não se pronunciar sobre as próximas ações e retomada do comércio, João Doria determinou que a partir de agora o uso de máscaras será obrigatório. As pessoas que violarem a regra pagarão multas acima de R$ 200.

Os agentes do governo estarão presentes em farmácias, supermercados, agências bancárias e mais para garantir a eficácia da proposta.  

 

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.