Doria anuncia hoje se vai retomar SP ou prorrogar fechamento dos comércios

Estado de São Paulo registra mais de 3 mil mortes por coronavírus e governo avalia a possibilidade de reabertura do comércio. Nesta sexta-feira (8), o governador João Doria deverá se pronunciar sobre o ‘Plano São Paulo, elaborado com a finalidade de retomar a economia da região. Quando lançado, o projeto determinava a suspensão das atividades nos centros de compras até a próxima segunda-feira (11). No entanto, devido ao crescimento de óbitos, espera-se que a medida seja reconsiderada.  

Doria anuncia hoje se vai retomar SP ou prorrogar fechamento dos comércios (Imagem: Reprodução - Google)
Doria anuncia hoje se vai retomar SP ou prorrogar fechamento dos comércios (Imagem: Reprodução – Google)

Até o momento, a região já registrou mais de 39 mil casos de coronavírus, sendo mais de 3.500 vítimas fatais. Os centros de saúde estão superlotados e não há previsão para a construção de novos leitos.  

Atualmente, a taxa de ocupação nas UTI’s de todos os municípios é de 89,6%, sendo o interior a região menos afetada, com 66,9%. 

Já na grande capital, mesmo sendo o local com o maior número de casos, a taxa de isolamento está abaixo dos 55% recomendados pela Organização Mundial de Saúde. Atualmente, a cidade está com uma média de paralisação de 47% em suas atividades, número insuficiente para conter a pandemia.  

Avanço para o interior 

Outra grande preocupação é que o contágio está cada vez mais espalhado pelas cidades do interior. De acordo com um levantamento da Secretaria de Desenvolvimento Regional, a cada três dias, 38 novas cidades comprovam um novo caso de coronavírus. Já são mais de 371 municípios afetados. 

Mediante a esse cenário, o Centro de Contingência do Coronavírus, do governo de São Paulo, vem fazendo balanços de modo que possa calcular uma estimativa dos números da pandemia. Nessa quarta-feira (7), a pesquisa informou que há uma projeção de 40 mil mortes dentro dos próximos 2 meses, caso o isolamento social fique em 50%.  

Doria reforça as precauções 

Apesar de ainda não se pronunciar sobre as próximas ações e retomada do comércio, João Doria determinou que a partir de agora o uso de máscaras será obrigatório. As pessoas que violarem a regra pagarão multas acima de R$ 200.

Os agentes do governo estarão presentes em farmácias, supermercados, agências bancárias e mais para garantir a eficácia da proposta.  

 

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.