O beneficiário titular do INSS teve a boa notícia da autorização do acúmulo de benefícios. Se ter acesso a uma vantagem já ajuda, imagine facilidade de contar com outras? É possível. A seguir, entenda como ter acesso aos repasses.
O acúmulo de vantagens do INSS afeta diretamente os segurados que desejam combinar o recebimento de mais de um recurso. Logo, somar as aposentadorias à pensão por morte, por exemplo.
Para saber os detalhes sobre o pagamento de benefícios do INSS é só acessar este link. Abaixo, você confere informações detalhadas sobre o acúmulo de recursos.
Benefícios do INSS cumulativos
De acordo com as normas estabelecidas desde a Reforma da Previdência, a legislação permite que um mesmo beneficiário, receba simultaneamente, os seguintes recursos:
- Pensão por morte com aposentadoria: é possível acumular uma pensão por morte com uma aposentadoria.
- Duas pensões por morte: este acúmulo é permitido, desde que as pensões sejam originárias de sistemas previdenciários distintos. Exemplo: uma do regime militar e outra do regime previdenciário;
- Duas aposentadorias: também é permitido acumular duas aposentadorias, desde que elas provenham de regimes diferentes. Exemplo: uma do regime municipal e outra do INSS.
Quais os direitos de quem contribui para o INSS?
Basta o empregador enviar uma porcentagem para a Previdência Federal e o trabalhador terá acesso ao desconto. Logo, garante direitos em toda sua carreira, uma vez que a responsabilidade é da própria empresa.
Caso o empregador não realize a contribuição de forma correta, o beneficiário pode entrar com um processo judicial. A ideia é comprovar seu vínculo empregatício e assegurar benefícios.
Dessa forma, com a contribuição feita, o trabalhador passa a contar com diversas assistências. A seguir, confira:
- Aposentadoria por tempo de contribuição ou por idade e invalidez;
- Auxílio doença
- Auxílio acidente
- Auxílio maternidade
- Salário família
- Reabilitação profissional
- 13º salário