Presidente do Banco Central fez proposta sobre mudança no parcelamento das compras via crédito. BC tem feito algumas alterações nos meios da pagamentos usados no país. Veja o que pode ser alterado.
Mais uma mudança foi anunciada pelo Banco Central nesse começo de semana. O alvo agora é o parcelamento das compras via crédito. A proposta foi feita pelo presidente do BC, Roberto Campos Neto.
Mudanças no parcelamento das compras via crédito
Na última segunda-feira, 16, Roberto se reuniu com representantes do comércio, de bancos, de fintechs e de maquininhas de cartões. Segundo a Exame, o presidente do Banco Central propôs:
- A criação de um limite para as compras parceladas no cartão de crédito em 12 vezes
- Definição de um teto para a tarifa de intercâmbio nas compras feitas no crédito
- Também defendeu a redução dos juros rotativos do cartão de crédito
Para conferir a taxa de juros de cada cartão, acesse o link.
Como funcionam as cobranças no cartão?
Para entender melhor as mudanças propostas, é necessário entender o funcionamento das cobranças feitas no cartão. De forma simples, é assim:
- Ao fazer uma venda via cartão, o empreendedor deve pagar uma taxa sobre o valor recebido, a chamada MDR;
- Essa taxa é destinada a três “entidades”: a responsável pela maquinha, o banco emissor do cartão e a bandeira;
- Quem recebe o valor é a empresa responsável pela maquininha, é ela quem repassa aos demais;
- Nesse sistema, o valor recebido pela empresa responsável pela bandeira e pelo banco é definido pela própria bandeira do cartão, essa é a chamada taxa de intercâmbio
Agora que você já sabe como esse sistema funciona, fica mais fácil entender as mudanças propostas. No entanto, ainda não está muito claro se elas serão aplicadas apenas às compras parceladas ou a todas as transações via cartão de crédito.