Devido ao feriado de Nossa Senhora da Aparecida, no dia 12 de outubro, as agências do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) por todo o Brasil estarão fechadas. No entanto, ainda há tempo de resolver demandas presencialmente até a próxima quarta-feira, 11.
Diante do fechamento das agências do INSS os segurados que precisarem resolver alguma demanda no próximo dia 12 de outubro, devem entrar em contato através dos canais remotos. O atendimento presencial retorna normalmente na sexta-feira, 13.
Algumas opções são a Central de Atendimento pelo número 135, disponível de segunda a sábado das 07h às 22, ou o Meu INSS, ativo tanto pelo site quanto pelo aplicativo durante 24 horas por dia.
Lembrando que o fechamento das agências do INSS não interfere no cronograma de pagamentos de outubro, que pode ser consultado na íntegra aqui. Abaixo você terá em mãos todas as informações necessárias sobre os canais remotos da Previdência Social.
Canais remotos substituem agências do INSS
Serviços disponíveis na Central 135 do INSS
- Pagamento de benefícios;
- Orientações e informações;
- Consulta de andamento de pedido;
- Agendamento de perícia;
- Resultado de perícia;
- Atendimento simplificado;
- Dúvidas sobre o MEU INSS;
- Salário maternidade;
- Cumprimento de exigências.
Serviços disponíveis pelo MEU INSS
- Aposentadoria por idade;
- Aposentadoria por tempo de contribuição;
- Salário maternidade;
- Pensão por morte;
- Auxílio-doença;
- Seguro-desemprego do pescador artesanal;
- Benefícios assistenciais;
- Certidão de tempo de contribuição;
- Alterar local ou forma de pagamento;
- Cadastrar ou renovar procuração ou representante legal;
- Solicitar pagamento de benefício não recebido;
- Recurso e revisão, entre outros.
Cadastro no MEU INSS
Pelo site:
- Acesse o site https://meu.inss.gov.br;
- Clique em “Entrar com gov.br”;
- Digite seu CPF para criar ou acessar a sua conta gov.br e clique em “Continuar”;
- Se você já tiver a conta gov.br, digite a sua senha dessa conta e clique em “Entrar”;
- Selecione as imagens correspondentes à autenticação por desafio e resposta (uma medida de segurança que comprova que você é uma pessoa e não um robô);
- Clique em “Autorizar” na autorização de uso de dados pessoais;
- Pronto! Seu acesso ao Meu INSS está liberado para fazer suas consultas e solicitações.
Pelo aplicativo:
- Baixe o aplicativo Meu INSS na App Store ou na Google Play Store;
- Entre no aplicativo e clique em “Próxima” no canto superior direito da tela;
- Clique em “Próxima” novamente;
- Leia a Política de Privacidade e clique em “Aceitar”;
- Clique em “Entrar com gov.br”;
- Digite o seu CPF e clique em “Continuar”;
- Insira sua senha e clique em “Entrar”;
- Leia o termo de uso e clique em “Concordo”;
- Leia a autorização de uso de dados pessoais e clique em “Autorizar”;
- Pronto! Na tela seguinte, você já vai conseguir ver todos os serviços disponibilizados dentro do app Meu INSS.