Aposentados e pensionistas são convocados pelo INSS para a realização da prova de vida; prazo está no fim

Os aposentados e pensionistas do INSS estão sendo convocados para a realização de uma prova de vida. A iniciativa já teve início e o prazo limite para os cidadãos está próximo do fim. Portanto, veja abaixo como você pode ter acesso ao instituto e realizar a sua prova de vida.

Calendário INSS: confira AQUI quando você recebe primeira parcela do 13°
Aposentados e pensionistas são convocados para realização da prova de vida; prazo está no fim (Imagem: FDR)

Os beneficiários do INSS que residem no Espírito Santo precisam ficar em alerta. Isto porque o prazo para a realização da prova de vida foi encerrado. Porém, é fundamental que os cidadãos visitem uma agência do órgão federal e realizem o procecimento solicitado, mesmo que em atraso, para manter os benefícios.

Atualmente, existe um problema com as filas registradas nos órgãos do país, mais precisamente no INSS. Porém, a fila da realização de uma prova de vida não vem sendo o principal ponto de atenção. Portanto, vale a pena ir até uma unidade do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e verificar as condições.

Benefícios por realizar a prova de vida do INSS

Existem muitos motivos para você realizar a prova de vida do INSS. Veja abaixo o que pode acontecer caso esta solicitação não seja respeitada pelo cidadão:

  • Suspensão do pagamento;
  • Vetos para uso de empréstimos consignados;
  • Risco de exclusão do programa;
  • Problemas com a Previdência Social.

Portanto, é importante que as solicitações sejam respeitadas e seguidas à risca pelo aposentado e pensionista do INSS. Veja abaixo o que vem sido feito para ajudar o cidadão e evitar grandes filas.

O que vem sido feito pela Previdência Social

Confira abaixo algumas ações emitidas pelo órgão para ajudar na redução do notável tempo de espera para a aceitação de benefícios como aposentadoria, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e auxílio-doença:

  • Aumento no número de concursos para servidores públicos;
  • Aprovação de benefícios através do aplicativo “Meu INSS”;
  • Concessão de bônus para servidores que fizerem hora extra;
  • Mutirões em muitos estados do país.

Flávio CostaFlávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e flavioarcosta@gmail.com.