Na última quarta-feira (4) o vice-presidente do país, Geraldo Alckmin, anunciou quais medidas estão sendo tomadas para diminuir os efeitos da seca no Amazonas. Perto de se tornar histórica, a estiagem tem atingido rios e consequentemente os pescadores que acessarão o benefício financeiro.
O maior período de seca que o estado do Amazonas já enfrentou tem trazido consequências duras para os moradores. Além da falta de trabalho para os pescadores, a dificuldade de logística com a necessidade de passar por caminhos mais longos sem os barcos também é um problema nesta região.
Ciente disso, o governo federal anunciou um pacote de medidas, incluindo um benefício financeiro aos amazonenses, para ajudar durante esta fase. O pagamento será feito para todos aqueles que vivem em municípios que decretaram situação de calamidade pública.
Quem pode receber o benefício financeiro no Amazonas?
São dois grupos que hoje foram diretamente atingidos com a estiagem e que por isso poderão contar com a ajuda do governo por meio da liberação do benefício financeiro. Os pescadores artesanais e os agricultores familiares.
Benefício dos pescadores
- Pagamento do seguro-defeso no valor de 1 salário mínimo para quem comprovar que vive da pesca artesanal;
- Depósito será feito por meio do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social);
- O número máximo de parcelas é de 5.
Benefícios dos agricultores
- Auxílio liberado com base no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf);
- Libera o financiamento e custeio de itens que possam ajudar no plantio, colheita e funcionamento de toda a agricultura;
- Podem participar agricultores e produtores rurais que compõem as unidades familiares de produção rural, o empreendimento familiar rural, as cooperativas da agricultura familiar que comprovem seu enquadramento mediante apresentação da DAP ativa ou do CAF.
Também foram antecipados para o primeiro dia do calendário do mês de outubro os pagamentos do Bolsa Família e do BPC (Benefício de Prestação Continuada).
Para saber quando acontece o pagamento do Bolsa Família em outubro, clique aqui.