Minha Casa Minha Vida: descubra como dar entrada no seu cadastro

O Minha Casa Minha Vida retornou e está abrindo portas para que os cidadãos consigam realizar os seus sonhos de terem uma casa própria. Desta forma, esta informação é fundamental para todos aqueles que estão buscando como dar entrada no seu cadastro pelo programa habitacional.

Novas Regras do Minha Casa Minha Vida geram grandes impactos para muitos brasileiros
Minha Casa Minha Vida: descubra como dar entrada no seu cadastro (Imagem: FDR)

Desde o seu retorno, milhões de brasileiros vem buscando informações sobre como é possível dar entrada no Minha Casa Minha Vida. O objetivo do programa é garantir que as pessoas do país consigam ter acesso à uma casa própria. Desta forma, a realidade de muitos que precisam pagar aluguel será alterada.

É preciso que o cidadão não tenha uma casa própria para participar do programa. Além disto, é preciso que a pessoa interessada tenha ao menos 18 anos de idade para ser aprovado. Um ponto que é de fundamental importância é que o beneficiário precisa ter o seu nome limpo na justiça e não ter restrições.

Além disto, é essencial entender que as condições apresentadas aos cidadãos que exercem a sua profissão de maneira formal são diferentes às condições apresentadas aos trabalhadores autônomos, como é o caso dos microemprendedores que são MEI. Principalmente nos documentos solicitados.

Veja quais são os documentos essenciais para o Minha Casa Minha Vida

Para os trabalhadores que exercem a sua profissão através do regime CLT, estes são os documentos solicitados:

  • Identidade (RG);
  • Cadastro de pessoa física (CPF);
  • Carteira de trabalho e previdência social (CTPS);
  • Certidão de casamento averbada, se divorciado;
  • Certidão de nascimento;
  • Declaração de união estável, se prepostos não são casados, mas moram juntos;
  • Declaração de imposto de renda de pessoa física;
  • Certidão de casamento, caso seja casado no cartório;
  • Holerites ou folhas de pagamento dos últimos 3 meses, se empregado ou funcionário público;
  • Comprovante de residência do último mês (pode ser uma conta de energia, conta de água, etc);

No caso de quem é Microempreendedor Individual (MEI), estes são os documentos essenciais que são solicitados para aprovação do programa:

  • Declaração do imposto de renda do último ano;
  • Comprovante de prestação de serviço;
  • Extratos bancários;
  • RPA’s (Recebimento de Pagamento Autônomo).

Flávio CostaFlávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e flavioarcosta@gmail.com.