Aguardado por diversos contribuintes brasileiros, o novo lote de restituição do Imposto de Renda deverá ser liberado nesta sexta-feira (29). O pagamento é o quinto deste tipo realizado pela Receita Federal em 2023 e deverá beneficiar mais de 1,2 milhão de pessoas.
A restituição é liberada para contribuintes que, ao longo do ano base, pagaram mais impostos do que deveriam. Esse valor é calculado pela Receita Federal durante a declaração do Imposto de Renda e é liberado em lotes ao longo do ano.
No total, quatro pagamentos já foram realizados em 2023. Agora, será pago o 5º e último lote da restituição. Assim como nas etapas anteriores, uma ordem de prioridades foi estabelecida para o recebimento dos valores. Confira:
- contribuintes idosos que possuem idade igual ou superior a 80 anos
- contribuintes idosos entre 60 e 79 anos
- contribuintes que possuem algum tipo de deficiência física ou mental ou moléstia grave
- contribuintes que têm no magistério sua maior fonte de renda
- contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber a restituição via Pix
Além desses, também serão contemplados pelo novo lote os contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 15 de setembro de 2023. Esse pagamento será efetuado nas contas bancárias informadas pelo cidadão no momento de prestar as contas ao fisco.
Dessa forma, expectativa é que todos os contribuintes que tem direito a restituição mas ainda não receberam o pagamento sejam contemplados no 5º e último lote.
Como saber se tenho direito a restituição?
Para conferir se realmente receberá o pagamento, o contribuinte pode acessar o site da Receita Federal, disponível neste link. Em seguida, ele deverá selecionar a opção “Consultar restituição do imposto de renda”. Será preciso informar alguns dados pessoais como CPF e data de nascimento, além do ano exercício do Imposto de Renda que ele deseja consultar.
Após essa etapa, o contribuinte saberá se tem direito ao pagamento e a data em que ele será efetuado. Caso possua alguma pendência que impeça a liberação, o cidadão também será comunicado no site sobre qual o problema e como resolver a questão.