Caiu na malha fina? Receita Federal toma atitude DIFERENTE para cobrar contribuintes

Se realizada de forma incorreta, a declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física pode trazer diversas dores de cabeça para o contribuinte. Entre elas, a principal é a malha fina, sistema da Receita Federal que detecta irregularidades na declaração.

Caiu na malha fina? Receita Federal toma atitude DIFERENTE para cobrar contribuintes
Caiu na malha fina? Receita Federal toma atitude DIFERENTE para cobrar contribuintes

Neste ano, de acordo com o órgão federal, cerca de 1,3 milhão de declarações realizadas apresentaram algum tipo de inconsistência que levou os contribuintes a caírem na malha fina.

Para avisar essas pessoas sobre a pendência, a Receita Federal decidiu realizar um procedimento que consiste no envio de cartas notificando sobre a situação. A primeira remessa já foi enviada pelo órgão no início desta semana. O despacho das cartas deverá continuar sendo realizado até o dia 16 de outubro.

De acordo com a Receita, o objetivo é orientar os contribuintes e incentivar que eles realizem por conta própria a regularização junto ao órgão. Esse procedimento, que pode ser feito por meio de uma declaração retificadora, evita que penalidades sejam impostas a quem cometeu algum erro no momento de declarar o Imposto de Renda.

O que faz cair na malha fina?

Diversos fatores levam o contribuinte a cair na malha fina do Imposto de Renda. Os mais comuns são a inconsistência dos dados informados com relação às informações que a Receita Federal já possui sobre os ganhos e rendimentos dos contribuintes. Confira os principais motivos:

  • não apresentar rendimentos recebidos no ano-calendário
  • não inserir os ganhos ou rendimentos recebidos pelo dependente
  • não incluir todos os rendimentos provenientes de aposentadoria, especialmente em casos que o contribuinte recebe de mais de uma fonte
  • colocar o ano ou o valor errado no campo de despesa médica declarada
  • informar gastos que não podem ser deduzidos do Imposto de Renda
  • informar deduções que não estão previstas na lei do cálculo do IRPF

Como saber se cai na malha fina?

Uma das formas de consultar se possui alguma pendência é por meio do portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento) da Receita Federal, disponível neste link. Lá é possível visualizar o extrato da declaração. Caso o contribuinte encontre uma mensagem sobre inconsistência, será preciso realizar uma declaração retificadora.

Danielle SantanaDanielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.