Com o calendário de pagamentos tendo começado nesta segunda-feira (18), há dúvidas sobre a antecipação do Bolsa Família. Tudo porque, o Ministério do Desenvolvimento Social publicou a autorização para que milhões de famílias, independente do NIS (Número de Identificação Social), recebam hoje (18).
Até o fim de setembro pelo menos 21,47 milhões de famílias pobres vão receber o programa de transferência de renda. O calendário que começou nesta segunda-feira, 18, segue até o dia 29 de setembro contemplando um grupo a cada dia útil. Há, porém, 159,7 mil famílias com direito a antecipação do Bolsa Família.
Quem tem direito a antecipação do Bolsa Família em setembro?
- Ministério do Desenvolvimento Social confirma antecipação do Bolsa Família para 159,7 mil contemplados. Todos são moradores dos 97 municípios do Rio Grande do Sul que decretaram situação de calamidade pública ao serem atingidos pelo ciclone extratropical.
- Governo federal desembolsou R$ 109,5 milhões para beneficiar esse grupo, o dinheiro já estava previsto. O que muda, na verdade, é a ordem de recebimento do salário. Já que todo resto do país terá acesso ao pagamento em até dez dias dependendo do final do NIS.
- Moradores do Sul recebem nesta segunda-feira (18), independente do último dígito do NIS. Isso significa que se o titular do benefício tem a identificação de final 0, o que lhe garantiria o pagamento apenas dia 29, ele vai conseguir fazer o saque também no dia 18, como quem tem o final 1.
- A antecipação serve para dar estabilidade aos atingidos pelas chuvas, já que muitas pessoas usam desse dinheiro como sua principal fonte de renda. Ao invés de fazer com que elas fiquem dias esperando, o pagamento foi antecipado.
- A antecipação do Bolsa Família no primeiro dia do calendário é válida por dois meses, para todas as famílias beneficiárias do município afetado. Podendo durar mais se o estado de calamidade pública também for prorrogado.
Mudanças no saque do Bolsa Família
- Foi autorizado saque do benefício sem cartão e sem uso de documentos, desde que façam uso da Declaração Especial de Pagamento emitida pela gestão municipal.
- Além da antecipação do Bolsa Família, o governo federal autorizou a suspensão de prazos para atualização cadastral e repercussão nos benefícios para as famílias incluídas nos processos de Averiguação Cadastral e Revisão Cadastral. Desde que estejam nos municípios que decretaram situação de calamidade pública.