Com a pandemia, muitas empresas acabaram efetuando corte de funcionário para reduzir gastos. Porém, alguns setores continuam contratando mesmo nestes tempos difíceis. As contratações efetivas e temporárias tem crescido consideravelmente e isso ocorre em diversos setores. As informações vêm de um levantamento da Page Interim, consultoria especializada em recrutamento, seleção e administração de profissionais terceirizados e temporários.
De acordo com os registros da pesquisa, os setores que aumentaram as buscas por novos funcionários são os TI, Vendas, RH e Finanças.
Segundo a diretora da empresa, Maíra Campos, isso tem acontecido porque as empresas tem avaliado o novo cenário e buscado soluções.
“A adaptação às novas demandas e a digitalização dos negócios é uma necessidade cada vez mais evidente. Também encontramos diversos desafios de estabilização de operações, reajustes de departamentos e a busca por reduções de custos significativos, que variam de acordo com as especificações das empresas”, completa.
Ainda de acordo com ela, é preciso que as pessoas invistam em cursos e tecnologia para poder lidar com a concorrência e sair na frente.
Veja abaixo quais são as profissões que mais têm oportunidades e permanecem contratando:
Área de Tecnologia da Informação
- Analista de infraestrutura
Presta suporte técnico e manutenção de softwares, hardware e redes. Trabalha também resolvendo chamados de instalação e configuração de sistemas. - Desenvolvedor Web
Como o nome diz, essa função é para aqueles que criam e desenvolvem sistemas. Atualmente existe uma boa demanda para quem deseja criar aplicativos. - Analista de user experience/ user interface
Este profissional precisa estar capacitado para identificar problemas de uso em interfaces, criando hipóteses e testes para soluções.
Área de Vendas
- Analista de customer servisse
Resolve problemas no atendimento, envio de produtos, problemas na entrega, entre outros. - Analista de Compras
Faz a prospecção de novos clientes, faz negociações, pesquisas de mercado, contato com fornecedores do país ou internacionais.
Além dessas oportunidades, existem vagas para: analista de cobrança, analista contábil, coordenador de controladoria, analista de faturamento, técnico de enfermagem, farmacêuticos, psicólogos, analista e coordenador de RH, entre outros.