Desde 2021, algumas famílias brasileiras que estão inscritas no CadÚnico passaram a ter direito de receber o Vale-gás. O benefício, que é pago pelo Governo Federal, possibilita o acesso de famílias em vulnerabilidade socioeconômica à compra do item.
A cada dois meses, algumas famílias brasileiras recebem o valor médio nacional de um botijão de gás de 13kg. No mês de agosto, o depósito liberado foi de R$ 108. Como o pagamento costuma ser realizado de forma bimestral, o vale-gás não deverá atualizar seu valor neste mês.
Para o mês de outubro, existe a possibilidade de que os recursos liberados sejam atualizados. Isso acontece porque o valor que é pago representa a média nacional cobrada pelo botijão. Ou seja, caso o item passe por algum tipo de reajuste, o valor repassado será modificado.
Confira o calendário de pagamentos do vale-gás:
As datas de liberação do benefício no próximo mês já foram informadas pelo Governo Federal. Assim como o Bolsa Família, o calendário segue a ordem do número do NIS das famílias que são beneficiárias do programa. Saiba quando o novo pagamento será realizado:
- Número final 1: 18 de outubro
- Número final 2: 19 de outubro
- Número final 3: 20 de outubro
- Número final 4: 23 de outubro
- Número final 5: 24 de outubro
- Número final 6: 25 de outubro
- Número final 7: 26 de outubro
- Número final 8: 27 de outubro
- Número final 9: 30 de outubro
- Número final 0: 31 de outubro
Quem recebe o vale-gás?
Até o momento, o benefício é direito de diversos brasileiros. De acordo com o Governo Federal, podem receber o vale-gás as seguintes pessoas:
- Inscritos no CadÚnico
- Pessoas que possuem uma renda familiar por pessoa inferior a meio salário mínimo
- Beneficiários do Bolsa Família ou do Benefício de Prestação Continuada (BPC)
- Mulheres que foram vítimas de violência doméstica
Para serem incluídos na lista de pessoas que recebem o vale-gás, é preciso que esses futuros beneficiários aguardem que uma nova liberação seja realizada pelo Governo Federal. Essa relação é atualizada mensalmente e leva em consideração as necessidades das famílias.
É possível consultar se a inclusão foi realizada por meio da central de atendimento do Bolsa Família, disponível no telefone 121. Além disso, a consulta pode ser realizada no CRAS, por meio do telefone da Caixa Econômica Federal, no número 111.