Mais uma linha de crédito é APROVADA pela Caixa Econômica destinada aos empreendedores

Obter crédito para tocar um negócio pode ser um desafio para diversos empreendedores brasileiros. Buscando fomentar o segmento e facilitar as operações, a Caixa Econômica Federal anunciou nesta semana o lançamento de uma nova linha de crédito voltada a esse segmento.

Mais uma linha de crédito é APROVADA pela Caixa Econômica destinada aos empreendedores
Mais uma linha de crédito é APROVADA pela Caixa Econômica destinada aos empreendedores. (Imagem: FDR)

A informação foi repassada pela presidente do banco, Rita Serrano. De acordo com a gestora, a nova linha de crédito da Caixa será operada em conjunto com a Associação Brasileira de Entidades Operadoras de Microcrédito e Microfinanças (ABCRED) e outras empresas do setor.

Nomeado de Microcrédito Produtivo Orientado, o produto aparece em substituição ao SIM Digital, que havia sido lançado durante a gestão de Bolsonaro. A avaliação do Governo Lula é de que o produto anterior não trazia orientação para os empreendedores, o que gerou uma inadimplência de 88%.

O que muda com a nova linha de crédito da Caixa?

Agora, a nova modalidade será oferecida com educação financeira, orientação e contará com o apoio de instituições que reconhecem a realidade local onde a linha será disponibilizada.

Segundo a presidente da Caixa, alguns estudos realizados pela instituição financeira apontaram que a melhor forma de oferecer o suporte financeiro para os empreendedores do país seria por meio de entidades operadoras de microcrédito.

Dessa forma, a linha Microcrédito Caixa Repasse disponibilizará cerca de R$ 300 milhões em recursos da instituição para os negócios. O recurso será oferecido de forma exclusiva para as entidades por meio do Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado.

Dessa forma, apenas as instituições associadas terão acesso aos recursos que deverão ser ofertados para os empreendedores. A expectativa da Caixa é de que, até o final deste ano, cerca de 160 mil negócios sejam beneficiados no país.

Os recursos de financiamento poderão ser contratados pelas entidades com um prazo de financiamento de até 48 meses, dividido em parcelas fixas e com taxas a partir de 0,69% ao mês. A operação, que contará com garantia de 100% fornecida pela Caixa, deverá ser de, no mínimo, R$ 100 mil.

Após obter os valores solicitados, as entidades que forem procuradas pelos empreendedores poderão realizar a oferta de crédito. Esse processo deverá ser realizado de forma presencial, buscando garantir também a disponibilização de educação financeira para os responsáveis pelos negócios.

Danielle SantanaDanielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.