Considerado um dos maiores programas de transferência de renda do mundo, o Bolsa Família atende milhões de brasileiros. Durante este mês de setembro, alguns beneficiários deverão receber a visita de funcionários e representantes das prefeituras ou dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS).
A chamada busca ativa foi iniciada neste ano e seguirá acontecendo em setembro. O processo consiste numa verificação de cadastro das famílias. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), a ação é realizada para atualizar o cadastro de alguns beneficiários.
Outro objetivo da iniciativa é investigar possíveis irregularidades cadastrais entre os contemplados pelo programa. Para averiguar a situação, o Governo Federal analisa os dados que são fornecidos pelos beneficiários no momento de inscrição do Bolsa Família, que é realizada pelo sistema Cadastro Único (CadÚnico).
Além da análise de informações, alguns funcionários também são escolhidos para as visitas domiciliares. Essa etapa da verificação foi iniciada no mês de março e não tem data para acabar. No entanto, nem todos os beneficiários serão visitados.
Quando acontece a checagem presencial do Bolsa Família?
A visita de representantes das prefeituras ou dos CRAS só está sendo realizada em dois casos. São eles:
- Grupo de beneficiários que moram em áreas remotas e de difícil acesso
- Famílias que apresentaram erros nos cadastros
Essa restrição acontece porque o Governo Federal não possui condições de visitar os mais de 21 milhões de beneficiários do programa de transferência de renda. No entanto, caso alguma família receba a visita e uma possível irregularidade seja constatada, o benefício, que tem um valor mínimo de R$ 600, poderá ser bloqueado até que a situação seja regularizada.
A situação pode ser evitada com a atualização cadastral. Atualmente, o Governo Federal tem enviado mensagens para as famílias cadastradas no Bolsa Família por meio do seu aplicativo oficial. Os avisos também estão presentes nos extratos do benefício.
Após a convocação, o titular do benefício recebe um prazo de até quando precisará comparecer ao CRAS e realizar o procedimento. No local, elas deverão comprovar que continuam dentro dos critérios de renda para fazer parte do programa.