A partir deste mês, os microempreendedores individuais (MEI) terão que emitir suas notas fiscais através do padrão nacional. A finalidade é o de padronizar e facilitar as emissões das notas. Saiba aqui como emitir suas notas através do portal do governo, o Gov.br.
O profissional MEI deve emitir nota fiscal para todos os produtos vendidos ou serviços prestados para outras empresas de qualquer porte. A emissão só é opcional quando o serviço ou a venda for feita para pessoa física.
MEI: Como emitir nota fiscal através do Gov.br
Para emitir suas notas através do novo sistema faça o seguinte:
- Acesse o nfse.gov.br
- Você pode acessar o portal de três formas: com usuário e senha, certificado digital ou conta no portal do governo federal.
- Se não tiver uma senha, clique em Primeiro Acesso e informe o seu CPF pu CNPJ e crie e sua
- Crie sua senha para acessar o sistema
- Será necessário cadastrar os dados da sua atividade econômica e configurar as informações de sua empresa para emitir as notas
- O empreendedor, em seu primeiro acesso, deverá configurar sua conta. Os campos de e-mail e telefone precisam ser preenchidos. Já no campo “Valor Aproximado dos Tributos”, escolher a opção “Não informar nenhum valor estimado para os tributos”.
Emitindo as notas fiscais
O MEI encontrará no sistema duas opções: emissão simplifica e emissão completa. Na primeira opção, será preciso informar o CPF ou CNPJ do cliente e o valor do serviço.
Já a segunda opção é obrigatória para certos serviços prestados, como por exemplo exportação e serviços em que o ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) é devido no local do tomador.
Quem optar pelo modelo simplificado, só vai poder usar os serviços marcados como favoritos previamente.
“Essa modalidade permite que a emissão seja realizada tanto por meio de navegadores web quanto por aplicativos para smartphones; independentemente da localização, os MEIs de todo o Brasil passam a utilizar formas idênticas para emitir o documento fiscal; cadastramento é feito de maneira simplificada por meio de certificado digital, cadastro de usuário e senha ou mesmo utilizando as credenciais do gov.br; e é possível emitir nota fiscal mesmo sem conexão constante com a internet por meio do aplicativo”, afirmou.