Dando continuidade ao calendário de restituição do Imposto de Renda, nesta quinta-feira (31) mais um grupo recebe o pagamento na sua conta. Este é o penúltimo lote de contemplados, sendo que outros três depósitos já foram feitos neste ano. Chama atenção o recorde de beneficiados inclusos em agosto.
Já caiu na conta de 6,1 milhões de pessoas o pagamento da restituição do Imposto de Renda deste mês. O dinheiro é uma espécie de devolução que a Receita Federal faz para o contribuinte que informou quais foram os seus gastos do último ano, e conseguiu descontos no total a pagar de impostos.
Funciona como um troco dado entre o valor da tributação e os descontos que foram concedidos. Por isso, a quantia a ser recebida depende do patrimônio que foi declarado e das deduções que foram apresentadas e comprovadas na declaração. Quando envia o documento o próprio sistema já informa se há valores a receber.
Desde o dia 24 de agosto, quem ainda não havia sido contemplado pela restituição recebeu autorização para consultar o novo lote. No site da Receita Federal ou no App Meu Imposto de Renda, procurando por “restituição” é possível descobrir se tem direito ao benefício e uma média do quanto receberá.
Aqueles que ainda não receberam terão mais uma chance. O último lote será pago em 29 de setembro e vai contemplar todos aqueles que têm direito de serem restituídos, mas que ainda não haviam recebido o valor em suas contas por terem caído na malha fina, enviado a declaração atrasada, e outras razões.
Quem foi incluso no quarto lote de restituição do IRPF?
De acordo com a Receita Federal, a grande maioria dos beneficiados no quarto lote da restituição são pessoas fora do grupo prioritário. Pelo menos 5,7 milhões de contribuintes não prioritários que juntos vão dividir o montante de R$ 6,6 bilhões.
Além deles, ainda foram inclusos outras 400 mil pessoas que são preferenciais, e que dividiram cerca de R$ 914,4 milhões. O total geral é de:
- 11.960 contribuintes idosos acima de 80 anos;
- 86.427 contribuintes idosos entre 60 e 79 anos;
- 9.065 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
- 30.453 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- 219.288 contribuintes que receberam prioridade por terem utilizado a declaração pré-preenchida ou optado por receber a restituição via PIX;
- 5,7 milhões de contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até 29 de maio de 2023.
O dinheiro caiu na conta corrente cadastrada, ou na conta em que o PIX de número de CPF foi informado.