Para você que trabalha no ramo informal e é um dos milhões de Microempreendedores Individuais (MEI) do país, é fundamental saber sobre isto. Em poucos dias, mais de um milhão de pessoas terão o seu cadastro invalidado. Veja como evitar que isto aconteça abaixo.
Os Microempreendedores Individuais (MEI) receberão um aviso muito importante nos próximos dias. Este aviso será referente às pendências financeiras que podem estar vinculadas ao seu CNPJ. A partir do momento da leitura deste documento, o cidadão terá até 30 dias para renegociar suas dívidas.
Para que um MEI tenha a sua atuação legalizada, é preciso que ele faça uma contribuição mensal. É possível que você não esteja realizando este pagamento e isto constará no relatório. Portanto, caso você busque seguir atuando de maneira legal e sem dívidas vinculadas ao seu nome, trate este caso com atenção.
Caso este seja o seu problema, o seu nome está, neste exato momento, na Dívida Ativa da União (DAU). Não se preocupe pois você pode fazer a remoção do seu CNPJ após o pagamento das dívidas. No caso do pagamento total, será possível ter desconto de juros e acréscimos devido ao tempo de atraso.
Através do Portal do Simples Nacional, o cidadão que é MEI tem acesso à diversas informações sobre o seu cadastro. Além disto, também é possível verificar se existem pendências financeiras vinculadas ao seu nome. Confira abaixo até quando você terá para limpar o seu cadastro.
MEI: se atente ao prazo de quitação
A partir do dia 1º de janeiro de 2024, muitos ciclos se iniciam. Porém, para quem for MEI e não limpar o seu nome, terá um início de ciclo mais difícil. Sem que haja a quitação das suas dívidas, você terá uma série de novos obstáculos em sua frente. Principalmente no âmbito financeiro, onde o MEI sentirá o peso.
As oportunidades de crédito são essenciais para aqueles que trabalham com o seu próprio negócio. Sem que suas dívidas sejam quitadas, estas oportunidades virão cada vez menos. Portanto, é recomendável que você busque renegociar as suas dívidas e tenha acesso à uma melhora financeira.