No início desta semana, o Banco Central realizou uma live para dar detalhes e explicar melhor o DREX, ou Real Digital, que será lançado futuramente para todos os brasileiros. Uma das dúvidas é se ele será usado dentro dos bancos ou será criada uma plataforma à parte especial para ele. Saiba isso e muito mais.
O DREX será a versão digital do Real físico. Um de seus objetivos é facilitar transações pela internet, garantindo mais segurança para os brasileiros.
Conheça os detalhes do DREX
Como dito acima, o DREX será a versão do nosso conhecido real mais adequado com o mundo virtual.
Ele será o mesmo real que temos na nossa conta bancária e que poderá ser acessado em carteiras de ativos digitais para acesso a demais serviços financeiros.
Ele substituirá o dinheiro de papel?
O Real Digital não veio para acabar com o dinheiro físico. Ele é apenas uma nova forma de usar o seu dinheiro. As pessoas possuem modos diferentes de gastar dinheiro e a idéia da versão digital da nossa moeda é oferecer mais uma possibilidade de uso.
O DREX terá uma plataforma à parte dedicada a ele?
O Real Digital será acessado pelos brasileiros através do aplicativo do banco que cada pessoa utiliza. O DREX não será acessado diretamente.
O consumidor escolhe a instituição que preferir. A partir disso, ele vai acessará o portfólio de serviços e produtos que essa instituição vai oferecer ou outras, através do open finance. Cada cliente é livre para escolher se vai querer ou não usar o Real Digital.
Cotação
É importante destacar que o Real Digital nunca terá uma cotação mais alta que o dinheiro físico. O Drex não é uma criptomoeda, em que o valor está sujeito a mudanças em decorrência de oferta e oferta.
Previsão de lançamento
De acordo com o Banco Central, a previsão de lançamento do DREX para o público geral é final de 2024. Sendo assim, ainda é cedo para saber como o Real Digital irá impactar no dia a dia dos brasileiros. Agora é esperar pra ver o que o futuro nos reserva.