Levantamento feito pela SERASA apontou para um dado preocupante quanto ao Score. Pontuação é utilizada pelas empresas para a concessão de crédito, ou seja, quanto maior ela for, mais chances de aprovação você terá.
O score da Serasa é utilizado pelas empresas na hora de conceder empréstimos ou na compra de bens de alto valor, como casas/apartamentos. Mas, não são apenas os CPFs que possuem pontuação, os CNPJs também.
Ou seja, quando uma empresa precisa de crédito, o CNPJ dela é avaliado e o pedido pode ser concedido ou não. Por isso a necessidade de manter as contas em dia.
Empresas com baixo score na Serasa
79,7% das empresas brasileiras têm pontuação do CNPJ abaixo de 500, é o que aponta um levantamento feito pela própria Serasa Experian. Por outro lado, 70% dos CPFs têm pontuação acima dos 500.
Para as empresas com baixa pontuação as consequências são as mesmas: dificuldade na hora de conseguir crédito.
Os dados são resultado do levantamento feito em cerca de 11 mil empresas que fizeram pesquisas sobre seus próprios dados do Score PJ.
Entenda o Score PJ da Serasa
De 0 à 100
Quando uma empresa possui essa pontuação, significa que ela pode estar enfrentando dificuldades financeiras.
Por exemplo, como dívidas não quitadas ou inadimplência. Entre as soluções para enfrentar esse momento difícil está o crédito ou a proteção patrimonial.
De 101 à 250
A situação financeira dos sócios também pode impactar a empresa diretamente. De 100 a 199 pontos, por exemplo, pode representar que um dos sócios está com o nome negativado.
De 251 à 550
Nessa faixa é possível a presença de algumas consultas nos últimos 5 anos.
Porém um essas consultas podem ser de seguradoras, cooperativas de crédito, entre outras que também podem influenciar no score.
De 551 à 1.000
Essa é a melhor posição que uma empresa pode estar, geralmente são empresas com mais de 5 anos no mercado e com bom relacionamento com os clientes.
Outros fatores também podem colocar uma empresa nessa posição, como a estabilidade financeira.