Os trâmites financeiros de 2024 já vem sendo planejados pelo governo federal e isto vem causando incertezas entre os trabalhadores. Caso você seja um trabalhador formal e se baseia no salário mínimo, é essencial que o cidadão tenha acesso à esta informação. Confira os detalhes sobre a negociação.
O salário mínimo de 2024 já é uma das pautas tratadas pelo governo federal. Isto vem devido à promessa feita pelo agora presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O chefe do executivo afirmou que anualmente, até o fim do seu mandato, os trabalhadores formais do país receberão um aumento no piso salarial.
Para garantir que isto ocorra, o executivo aplicou um Projeto de Lei para que a população, independente da situação financeira do país, tenha uma valorização anual do piso salarial. Para isto, será usado o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) para a correção do valor do salário mínimo.
Esta foi uma das maneiras encontradas pelo governo federal para conseguir um outro objetivo almejado, que é a ampliação do poder de compra da população. Foi identificado uma série de prejuízos financeiros a partir do agravamento da pandemia, onde milhões de brasileiros perderam seus empregos e negócios.
Para uma classe mais favorecida financeiramente, foi aplicado o aumento da faixa de isenção do Imposto de Renda. E no meio termo, fica a decisão sobre o salário mínimo, que serve como piso de negociação salarial em todo o país, mas vem gerando um certo incômodo entre os trabalhadores. Confira o motivo:
Salário mínimo de 2024 NÃO está confirmado
O salário mínimo de 2024 ainda não foi confirmado. Porém, utilizando a referência de cálculo que será utilizado com o Projeto de Lei que ainda não foi votado, é provável que o piso salarial nacional seja de R$1.421. Isto significa que o valor do salário mínimo poderá receber uma ampliação de R$101.
Para que isto não demore muito tempo e consiga garantir o aumento para o cidadão, o deputado federal José Guimarães (PT-CE), líder do governo no congresso, pediu urgência na votação. Então, fique de olho pois iremos trazer atualizações diárias sobre o salário mínimo e a votação do projeto.