A liberação de empréstimo consignado sem que o consumidor tenha solicitado se tornou um grande problema nos últimos anos. Entenda mais sobre esta questão e o que fazer se isto acontecer com você.
Edina Carmona, de 75 anos, foi uma das vítimas desta prática. Ela é aposentada há somente quatro anos e neste curto espaço de tempo já teve diversos problemas com bancos.
Ela relatou ao jornal Extra que além de receber um cartão do banco BMG após ter desistido da contratação, ainda teve um empréstimo liberado sem que ela tenha solicitado .
Empréstimo consignado sem autorização vira dor de cabeça
Edina contou ao Extra que ao longo de sua conversa com a atendente, ela havia entenddudi que estava contratando um cartão de crédito comum e envidou fotos de seus documentos para solicitá-lo. Ela acabou desistindo da contratação mas mesmo assim ela o recebeu o cartão.
Ao recebê-lo, a aposentada se deu conta que na verdade tinha “contratado” um cartão consignado.
“O BMG fez um acordo e devolveu o que foi descontado depois que entrei na Justiça. Já o Itaú fez um empréstimo em meu nome, sem sequer me ligar”, disse ela ao Extra.
Reclamações não param de chegar
Foram registradas pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça, mais de 26 mil reclamações sobre empréstimos consignados apenas no primeiro semestre deste ano. Deste total, mais de 5 mil são relativas a créditos não contratados ou reconhecidos pelas pessoas.
De acordo com especialistas, grande parcela dos empréstimos liberados sem autorização das pessoas acontece através de correspondentes bancários, que são corretoras pequenas que atendem em locais mais distantes dos grandes centros.
O que faço se isso acontecer comigo?
Se em algum momento, você passar por isso, veja algumas dicas especiais:
- Avise seu banco: se você detectar algum dinheiro em sua conta que não reconheça, nunca use o dinheiro. Caso seja empréstimo não autorizado, solicite a suspensão imediata, orientou Mozar Carvalho, advogado do escritório Machado de Carvalho Advocacia ao Extra.
- Peça reembolso ao banco: caso tenha tido valores descontos de empréstimos não solicitados, solicite o reembolso administrativamente.
- Guarde os documentos: sempre documente a comunicação com o atendente. Guarde o nome da pessoa, dia e protocolo e armazene conversas trocadas.
- Denucie ao Procon, ao portal consumidor.gov e ainda à Defensoria Pública. Registre ainda queixa no Banco Central.