Já foi o tempo em que o cartão de crédito era o principal meio de pagamento dos brasileiros. Presidente do Banco Central do Brasil comenta sobre possível mudança que deve impactar o uso do cartão de crédito. O BC também pretende acabar com aquele tanto de apps de banco.
Segundo o Banco Central do Brasil, o número de transações via PIX tem sido maior do que o dos demais meios de pagamento, incluindo o cartão de crédito. Agora, o BC anuncia que uma nova funcionalidade do PIX estará disponível para os brasileiros e deve impactar ainda mais a utilização dos cartões.
Fim do cartão de crédito?
Durante participação em um evento em Curitiba promovido pela Associação Comercial do Paraná, o presidente do BC, Campos Neto, comentou sobre a utilização da função crédito via PIX.
“Você vai juntar o Pix e outros produtos, lembrando que você vai poder começar a poder fazer crédito no Pix, então, em algum momento, no futuro, você não precisará ter cartão de crédito, poderá fazer tudo no Pix”, afirmou ele na última sexta-feira, 11, segundo a EBC.
Isso mesmo, o Banco Central do Brasil estuda ‘aprimorar’ o PIX, oferecendo aos brasileiros a função crédito, isso causa um maior abandono no uso do cartão de crédito.
O PIX foi lançado pelo BC em 2020 para possibilitar a realização de transferências instantâneas.
Essa forma de pagamento otimizou as vendas no país, afinal, não é necessário andar com cédulas na carteira e o comerciante recebe na hora.
Vale lembrar que o PIX já foi aprimorado e atualmente oferece pagamentos agendados, por exemplo.
Fim dos apps de banco?
Campos Neto também afirmo, de acordo com a Agência Brasil de Comunicação, que o Banco Central do Brrasil estuda criar um agregador financeiro, onde será possível reunir as operações de diversos bancos.
“No agregador financeiro, você não precisará mais ter um app [aplicativo] para cada banco. Você poderá ter apenas um [aplicativo], que vai centralizar todos os produtos com portabilidade e competitividade em tempo real”, declarou o presidente do BC.
É necessário aguardar mais detalhes oficiais sobre essas mudanças no PIX e apps de banco.