Os pagamentos da restituição do Imposto de Renda já estão sendo feitos. No último dia 31 de julho, foi pago o terceiro lote. Se a sua restituição foi liberada mas você ainda não recebeu o valor, saiba o que pode ter acontecido.
O pagamento da restituição do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF) é efetuado pela Receita Federal do Brasil através do Banco do Brasil.
Restituição foi liberada mas não recebi!
Se depois que sua restituição for liberada e o pagamento não não for creditado, você pode efetuar um agendamento para que o recurso seja disponibilizado em uma conta corrente ou de poupança de sua titularidade, no Banco do Brasil ou em qualquer banco.
Quando o contribuinte não recebe o valor é um forte indício de que sua declaração caiu na malha fina. Isto acontece quando a Receita encontra algum erro ou inconsistência nos dados informados.
Caso isso tenha acontecido com você, é preciso verificar exatamente o que causou este erro ou inconsistência. Pode ser que seja preciso justificar algum dado declarado.
Para corrigir os erros é preciso fazer a declaração retificadora. O processo é similar ao da declaração original. A única diferença é que no campo “Identificação do Contribuinte”, deve ser informada que a declaração é retificadora.
O que fazer para receber a restituição
Se na consulta o contribuinte ver a seguinte mensagem: “enviado ao banco para crédito”, mas ele não tiver recebido o dinheiro, pode ser que ele tenha digitado informações erradas como a chave PIX ou a conta corrente para o depósito.
Se este for seu caso, ligue na Central de Relacionamento BB através dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Como consultar a restituição do IR
Para fazer a consulta e saber detalhes da restituição, o contribuinte deve entrar no site Meu Imposto de Renda, ir na aba serviços e clicar em “Consultar a Restituição”.
Caso queira informações mais aprofundadas, acesse o e-CAC. Lá é possível saber o status da declaração e também se o documento está com alguma pendência ou divergência e se a declaração caiu na ‘malha fina’.
Caso o crédito não seja realizado, o contribuinte pode reagendar o pagamento dos valores de maneira simples através do Portal BB, acessando esse link.