FGTS 2023: Saque aniversário será liberado de uma vez por todas?

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é um dos benefícios mais conhecidos entre os trabalhadores formais do nosso país. Porém, uma dúvida vem pairando na cabeça de muitos destes beneficiários. Veja agora como você pode sacar o valor em saldo do seu FGTS.

FGTS emergencial: Veja o que já se sabe sobre liberação de R$1.045
FGTS 2023: Saque aniversário será liberado de uma vez por todas? (Imagem: FDR)

O FGTS é conhecido pelos cidadãos que exercem a sua profissão de maneira formal, sob regime CLT e com a sua carteira de trabalho assinada. Desta forma, eles estão aptos ao recebimento de uma série de benefícios que foram planejados pelo governo federal e devem ser pagos aos cidadãos.

Entre eles, poderíamos citar o seguro desemprego, a aposentadoria, o auxílio doença, auxílio acidente, o PIS/PASEP, o 13º salário e o salário maternidade. Porém, o Fundo de Garantia é conhecido por ter uma ampla cobertura e garantir uma segurança financeira aos trabalhadores formais do nosso país.

Aproximadamente 7,5% do seu salário é depositado mensalmente no Fundo para que em eventual caso de demissão sem justa causa, o cidadão estará apto ao saque parcial do saldo em conta. Porém, isto vai depender essencialmente de qual foi a modalidade de saque escolhida pelo trabalhador.

Caso ele tenha escolhido o saque rescisão, a partir do momento em que a sua carteira tiver baixa, ele poderá realizar o saque. Entretanto, no caso de selecionar a opção de saque aniversário, este calendário de pagamento funciona de uma forma diferente; confira abaixo mais informações sobreo saque aniversário.

FGTS: posso realizar o saque aniversário?

O saque aniversário foi criado ainda na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e foi idealizado para que no mês do nascimento deste cidadão, ele(a) poderá realizar o saque parcial do saldo em conta. Porém, o que poucos sabem é que em caso de demissão sem justa causa, o cidadão não terá o amparo financeiro necessário.

Então, é uma decisão bastante importante à ser tomada. Vale ressaltar que para os trabalhadores que migrarem do saque rescisão para o saque aniversário terão que aguardar ao menos dois anos para voltar ao saque rescisão, em caso de arrependimento. Ou seja, pense bem antes de alterar e mudar o seu modelo de saque.

Flávio CostaFlávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e flavioarcosta@gmail.com.