O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é um dos benefícios cedidos aos trabalhadores formais do nosso país. Porém, existe um auxílio do programa que vem sendo estudado. Veja agora o que vem sendo ventilado dentro do governo federal para o saque extraordinário do FGTS.
O FGTS é apenas um dos muitos benefícios cedidos aos trabalhadores que exercem a sua profissão de maneira formal, com a carteira de trabalho assinada e seguindo as normas do regime CLT. Então, ele é amplamente conhecido pela população e por aqueles que tem acesso ao Fundo de Garantia.
Dentre os benefícios, poderíamos citar o seguro desemprego, aposentadoria, auxílio doença, auxílio acidente e até mesmo o salário maternidade. Então, existem muitas vantagens para aqueles que decidem migrar para o trabalho formal e garantir esses benefícios.
No caso do FGTS, o cidadão possui duas modalidades de saque. A primeira é o saque rescisão. Este pode ser feito pelos cidadãos a partir do momento em que é demitido sem justa causa. Com este saque, o trabalhador poderá sacar parte do seu saldo em conta para que consiga suprir com suas contas.
No caso do saque aniversário, o cidadão poderá realizar o saque de parte do saldo no mês do seu nascimento. Vale ressaltar que em caso de alterar para esta modalidade, será necessário aguardar dois anos para que retorne à modalidade antiga. Porém, vamos falar sobre a modalidade de saque extraordinário.
O que será feito com o saque extraordinário do FGTS?
Como o seu próprio nome diz, o saque extraordinário é tratado como uma exceção, algo extraordinário. Então, não há nada confirmado sobre o saque no ano que vem pois será necessário que algo fora do comum aconteça. O intuito do saque extraordinário é fornecer renda aos cidadãos em situações emergenciais.
Portanto, não há como afirmar que o saque terá validade no ano que vem. Porém, é fundamental que você saiba que as duas modalidades citadas ainda seguem vigor. Para os que fazem parte do saque aniversário e nasceram em agosto, você já está apto à realização do saque.