Conta de luz bem mais barata? Confira como o CadÚnico pode ser a solução

Milhares de famílias brasileiras podem ser beneficiadas com a conta de luz mais barata. Iniciativa é voltadas às famílias de baixa renda inscritas no CadÚnico. Veja como ter acesso a esse benefício.

Conta de luz bem mais barata? Confira como o CadÚnico pode ser a solução
Conta de luz bem mais barata? Confira como o CadÚnico pode ser a solução (Imagem: FDR)

Mais de 25 milhões de pessoas estão inscritas no CadÚnico, sendo informações do Ministério do Desenvolvimento Social. O ministério tem o objetivo de incluir ao menos 450 mil famílias na tarifa social, que possibilita pagar a conta de luz bem mais barata.

Com o programa é possível ter o desconto de até 65% na conta de luz em todo o país.

Conta de luz mais barata

Esse benefício é regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, por isso, o desconto está disponível em todos os municípios brasileiros. Tem direito ao benefício:

  • Aquelas famílias que estão inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadastro Único); e possuem renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário-mínimo
  • Idosos com 65 anos ou mais ou pessoas com deficiência, que recebam o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social – BPC.
  • Família inscrita no Cadastro Único com renda mensal de até 3 salários-mínimos, que tenha portador de doença ou deficiência.

No caso das pessoas doentes ou com deficiência (física, motora, auditiva, visual, intelectual e múltipla), é necessário que o tratamento, procedimento médico ou terapêutico precise de uso contínuo de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que utilizem energia elétrica.

O desconto é concedido seguindo a tabela abaixo:

  • Consumo mensal de 0 a 30 kWh – 65%
  • Consumo mensal de 31 kWh a 100 kWh – 40%
  • Consumo mensal de 101 kWh a 220 kWh – 10%
  • Consumo mensal a partir de 221 kWh – 0%

O desconto também é concedido aos indígenas e quilombolas, seguindo a tabela abaixo:

  • de 0 a 50 KWh – 100%
  • de 51 kWh a 100 kWh – 40%
  • de 101 kWh a 220 kWh – 10%
  • a partir de 221 kWh – 0%

Desde janeiro de 2022 o desconto na conta de luz é concedido automaticamente para quem está inscrito no CadÚnico. Caso você não receba o desconto, mesmo tendo o cadastro, procure a sede local d concessionária de energia do seu estado.

Nessa sexta-feira, 04, o presidente Lula vai fazer o relançamento do Programa Luz Para Todos, que leva energia elétrica para as comunidades rurais.

Jamille NovaesJamille Novaes
Já atuei como professora de língua portuguesa e corretora textual. A produção de texto sempre foi minha paixão, foi na redação do FDR que me encontrei como profissional, por isso me dedico ao meu trabalho e, em busca de oferecer o meu melhor na produção de conteúdo do FDR tenho realizado cursos como o de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios e o curso de Produção de Conteúdos Digitais.