Brasileiros recebem PÉSSIMA notícia envolvendo a PREVIDÊNCIA SOCIAL

Os brasileiros receberam recentemente uma péssima notícia sobre a previdência social. A informação veio de um estudo feito pelo Grupo Allianz. Confira todos os detalhes.

Brasileiros recebem PÉSSIMA notícia envolvendo a PREVIDÊNCIA SOCIAL
Brasileiros recebem PÉSSIMA notícia envolvendo a PREVIDÊNCIA SOCIAL (Imagem: FDR)

O regime de previdência do Brasil, apesar da reforma que aconteceu em 2019, está se deteriorando e está entre as menos sustentáveis entre as 75 economias observadas pelo Grupo Allianz.

Previdência Social do Brasil em péssimo lugar

Atualmente, o Brasil ocupa o 65º lugar no ranking das economias. Isto acaba sinalizando que o Brasil, da mesma forma que outros países, não está apto para enfrentar o envelhecimento das pessoas e do aumento abaixo do esperado da taxa de fecundidade nas contas públicas. 

Isto poderá fazer com que seja preciso um reajuste nas regras de liberação de pensões e aposentadorias.

Ainda de acordo com a segunda edição do Relatório Global Previdenciário 2023, a Covid-19 causou uma queda na expectativa de vida em diversos países. Mas, isso foi somente uma interrupção a curto prazo da tendência inalterada e acelerada do envelhecimento da população.

Metodologia do estudo 

O  Grupo Allianz utilizou, para poder investigar a sustentabilidade e adequação dos sistemas previdenciários de países pelo mundo, seu índice próprio, o Allianz Pension Index – API.

Este índice é formado por três pilares: análise das condições demográficas e fiscais básicas; determinação da sustentabilidade e adequação do sistema previdenciário. 

São levados em consideração 40 parâmetros no total, com valores que ficam entre de 1 (muito bom) a 7 (muito ruim).

Neste ano, o Brasil obteve uma pontuação de 4,3. Em 2020, nosso país teve 4,0, despencando da já ruim 43ª posição em sustentabilidade para a posição 65, em uma lista composta por 75 econômicas.

O Brasil venceu somente da Romênia, Tunísia, Emirados Árabes, Laos, Uzbequistão, Arábia Saudita, Marrocos, Líbano e Sri Lanka. Na liderança do ranking de regimes mais sustentáveis ficou a Dinamarca. Logo depois aparecem Holanda, Suécia, Nova Zelândia e Estados Unidos.

Sobre o Brasil, o estudo revela que o aumento da idade de aposentadoria fez com que a sustentabilidade melhorasse, no entanto o nosso sistema de previdência segue entre os mais generosos entre os países do mundo.

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.