Com a eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), estamos acompanhando o muitas movimentações em diversos nichos da sociedade. Agora, a mudança será positiva para os estudantes. A CAPES fez um importante anúncio relacionado à bolsa estudantil; confira mais informações.
Agora, os pesquisadores do nosso país estão sendo beneficiados com uma medida que foi aplicada em Diário Oficial da União, através da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Agora, novas regras estarão em vigor para aqueles cidadãos que recebem bolsa em pesquisas.
A medida vem para organizar as disponibilidade de recebimento por parte dos pesquisadores. Ou seja, haverá uma mudança na divisão de pagamentos feitos aos pesquisadores em relação às bolsas de estudo. Estas são oferecidas em alguns casos para pessoas que receberam a oportunidade de ser remunerado.
Esta decisão engloba diversos eixos do nicho de pesquisa, tendo em vista que fala sobre bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado. Agora, todos estes pesquisadores serão afetados pela nova decisão tomada. Então, se for esse o seu caso, é essencial que você esteja muito ciente sobre este nova atualização.
Ao menos 6 mil instituições de ensino concederam um total de 93,2 mil bolsas estudantis durante o período de março de 2023 e fevereiro de 2024. Então, existe uma demanda bastante significativa da população que está por trás de muitas pesquisas. Confira abaixo agora qual será a mudança aplicada ao público.
Pesquisadores terão a sua bolsa reduzida
Agora, os pesquisadores do nosso país terão o valor das suas bolsas limitados. A partir da decisão tomada, os pesquisadores poderão receber capital de outros serviços feitos, mas não de um acúmulo de pesquisas. Ou seja, será possível receber de um local apenas quando se estiver pesquisando e recebendo bolsa.
Isto vale para bolsas nacionais e internacionais, salvo em ocasiões em que a bolsa é paga por recursos públicos federais. Pelo lado positivo, o acúmulo de uma renda profissional juntamente à bolsa é uma boa oportunidade aos pesquisadores do Brasil. A medida tem início imediato e é essencial que você se adeque às novas normas.