Prouni 2023: Inscrições abertas para bolsas de estudos

Estudantes de todo o país poderão concorrer a mais de 270 mil bolsas de estudos através do Prouni 2023.2. Programa possibilita que jovens e adultos comecem cursos de graduação pagando metade do valor da mensalidade ou ainda de forma totalmente gratuita. Veja mais sobre essa seleção.

Prouni 2023: Inscrições abertas para bolsas de estudos
Prouni 2023: Inscrições abertas para bolsas de estudos (Imagem: FDR)

O Ministério da Educação abriu hoje, 27, as inscrições para o Prouni 2023.2, nessa edição do programa estão disponíveis 276.566 bolsas, sendo 215.530 integrais (100%) e 61.036 parciais (50%).  Estudantes de todo o país podem participar, desde que tenham feito o ENEM e atendam aos requisitos.

Com o Programa Universidade Para Todos, os estudantes concluem os cursos de graduação e não precisam fazer pagamentos após a formatura, como acontece com outro programa do MEC.

Quem pode participar do Prouni?

Segundo o MEC, os candidatos devem atender a todas as seguintes determinações:

  • Ter renda mensal bruta, por pessoa, entre 1,5 salário mínimo e 3 salários mínimos;
  • Ter participado da edição de 2021 ou de 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem);
  • Tenha, cumulativamente, obtido nota igual ou superior a 450 pontos na média das cinco provas do Enem;
  • Tenha tirado nota acima de zero na redação do Exame;
  • E não tenha participado do Enem 2021 ou 2022 na condição de treineiro.

Além disso, é necessário atender a um dos seguintes requisitos:

  • Seja pessoa com deficiência;
  • Seja professor da rede pública de ensino, exclusivamente, para os cursos de licenciatura e pedagogia destinados à formação do magistério da educação básica; ou 
  • Tenha cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública;ou estudado o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição; ou realizado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, como bolsista; estudado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, como bolsista parcial ou sem bolsa; ou ter feito o ensino médio integralmente em instituição privada, como bolsista parcial ou sem a condição. 

Inscrições Prouni 2023.2

Os estudantes podem se inscrever através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior – Prouni, até às 23h59 da próxima sexta-feira, 30.

Nossa sugestão é que você faça a consulta de vagas e confira o curso desejado, disponível no mesmo portal, antes de realizar a sua inscrição.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.