A Receita Federal já tem a data para liberar a consulta ao lote de restituição do IR 2023, pago neste mês de julho. Se você tem dinheiro a receber, saiba que na próxima fase haverão contemplados bem diferentes dos últimos lotes disponibilizados. Além disso, os valores pagos vão ser maiores.
Ao enviar a declaração do Imposto de Renda e apresentar as deduções legais que dão direito ao pagamento da restituição do IRPF, o contribuinte recebe uma prévia se irá receber e qual o valor.
Essa quantia ainda pode aumentar ou diminuir, dependendo do processamento que será feito pela Receita Federal. Porém, quem for receber a partir do segundo lote, vai contar com o acréscimo de juros baseado na taxa Selic.
De acordo com a Receita Federal, a correção será de 1%. Isso significa que, para aqueles que calcularam receber R$ 1.000 ao enviar a declaração, na verdade terão acesso a R$ 1.010.
Calendário de pagamentos da restituição do imposto de renda
Mais de 15,6 milhões ainda devem receber restituição e haverá também mais dois lotes até o final do ano, sendo pagos no último dia útil de agosto e setembro.
As informações e consulta ao terceiro lote de restituição serão liberadas a partir do dia 24. O pagamento vai ocorrer em 31 de julho.
- 3º lote: pago em 31 de julho – consulta em 24 de julho;
- 4º lote: pago em 31 de agosto – consulta em 24 de agosto;
- 5º lote: pago em 29 de setembro – consulta em 22 de setembro.
Como saber se vou receber a restituição no terceiro lote?
O terceiro lote seguirá essa ordem:
- Contribuintes com prioridade legal que entregaram a declaração após 10 de junho ou que estavam na malha fina e resolveram as pendências;
- Quem usou a declaração pré-preenchida ou solicitou restituição por Pix, duas situações que também dão prioridade;
- Contribuintes sem prioridade. Quanto antes a declaração foi enviada, maior a chance de entrar neste lote, desde que não haja pendências.
Mas, para saber se vai receber no terceiro lote, o contribuinte deve fazer o seguinte caminho:
- Ir ao site ‘Meu Imposto de Renda’;
- Na lista de serviços, clicar em “Consultar a Restituição”
- Para a consulta simples, basta informar o CPF, ano da declaração (2023) e a data de nascimento;
- Por último, tenha as informações necessárias.