Sua dívida foi paga, porém, o nome segue na lista de devedores de órgãos de proteção ao crédito?
Após o pagamento há um prazo para que o nome fique limpo novamente na Serasa. Com isso, entenda todos os detalhes e o que fazer caso siga com o “nome sujo”.
O prazo em que as empresas credoras solicitem a retirada do nome do consumidor do banco de dados de proteção ao crédito é de até cinco dias úteis após o pagamento da dívida.
Ou seja, caso já tenha quitado a dívida com a empresa que está devendo, é preciso aguardar até cinco dias úteis para que o seu nome fique limpo novamente.
Porém, esse período pode variar um pouco devido ao prazo de compensação bancária. Ou seja, tudo vai depender de como o pagamento foi realizado.
Caso, por exemplo, a quitação tenha sido feita por boleto, é preciso esperar a confirmação do pagamento para depois começar a contar o prazo de cinco dias úteis.
Dívida paga porém sigo com o nome sujo na Serasa: O que fazer?
Nesse caso, o consumidor deve entrar em contato com a empresa na qual tem a dívida e solicitar informações sobre a situação do débito.
Se o pagamento estiver certo, é preciso pedir que o CPF seja normalizado.
Se o consumidor preferir, é possível ainda, entrar como uma reclamação no Procon. Com isso, o órgão vai verificar em qual parte está o erro do processo.
Empresa também pode pagar multa
Se a empresa não comunicar ao órgão de serviço de proteção ao crédito sobre as dívidas pagas, ela pagará multa.
Já se foi o órgão de proteção que não retirou o nome da lista de devedores, será ele quem pagará a multa pelo erro.
É preciso estar atento a todos os detalhes do processo.
Por fim, caso o consumidor tenha mais de uma dívida em aberto com empresas, será preciso quitar todas. Pois, do contrário, o nome permanecerá sujo.