URGENTE! Aposentados do INSS ficam SEM ACESSO aos seus salários

Os constantes atrasos no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), impedem a concessão salarial aos beneficiários que ficam à mercê das ações da autarquia. O número de cidadãos sem renda vem crescendo e a descoberta desse motivo causa desespero entre eles

URGENTE! Atrasos no INSS impedem concessão salarial aos beneficiários
URGENTE! Aposentados do INSS ficam SEM acesso aos seus salários. (Imagem: FDR)

A fila de espera da perícia médica é 14% maior do que os últimos registros oficiais, de dezembro de 2022. Este é o contingente de beneficiários afetados pelos atrasos no INSS. No último mês do ano passado, cerca de 930 mil pessoas aguardavam pelo atendimento

Desde então, o número passou a crescer gradativamente, tendo passado da casa de um milhão em maio. Conforme apurado, os atrasos no INSS atingem oito de cada dez pessoas que aguardam na fila há mais de 45 dias. Destacando que, mais da metade delas não passaram nem pela perícia inicial, razão pela qual ainda não receberam nenhum benefício. 

Segundo a Associação Nacional dos Peritos Médicos, 30% dos pedidos de benefícios poderiam ser descartados automaticamente. Isso porque, boa parte utiliza CPF de pessoas que não trabalham, como crianças ou aposentados. Ainda assim, defendem a ação emergencial do chamado “atest med” para reduzir a fila de espera. 

“O cidadão conseguia colocar remotamente um atestado médico, é feita uma verificação da credulidade desse atestado, sem entrar no mérito da incapacidade, e o benefício era concedido às custas do INSS. Isso fez com que não tivéssemos fila durante a pandemia”, afirmou Francisco Cardoso, vice-presidente da Associação Nacional de Peritos Médicos Federais.

Na oportunidade, o secretário do Regime Geral da Previdência Social, Adroaldo da Cunha Portal, informou que o Governo Federal abrirá um novo concurso público com o objetivo de contratar mais 1,7 mil peritos. A curto prazo, a Medida Provisória (MP) deve aumentar o número de perícias realizadas diariamente. 

“Vai permitir a realização de perícias em contraturno e em finais de semana. E ainda, a partir daí, a realização de mutirões por todo o Brasil”, disse o secretário.

https://www.youtube.com/watch?v=PWrUkc_FoTo

Atrasos no INSS podem ser resolvidos com perícia médica online

O Governo Federal está em fase de implementação da perícia médica por telemedicina. De acordo com o secretário do Regime Geral da Previdência Social, Adroaldo da Cunha, a medida visa beneficiar os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O intuito do novo modelo da perícia médica é permitir que o procedimento seja realizado na circunstância da solicitação de benefícios por incapacidade, como o auxílio-doença e a aposentadoria por invalidez. Desta forma, a telemedicina terá a capacidade de reduzir a fila de espera que, no mês de abril, reuniu 1.054 milhão de segurados. 

A implantação da perícia médica por telemedicina é uma recomendação do Tribunal de Contas da União (TCU), após obter resultados positivos de um projeto-piloto bastante semelhante executado em 2022. Na contramão, a perícia online enfrenta a oposição de associações de peritos e do Conselho Federal de Medicina (CFM). 

O conselho editou uma resolução vedando que as avaliações de capacidade trabalhista sejam feitas de modo remoto. Dados atuais da Previdência Social indicam que a fila de espera do INSS está concentrada em regiões mais carentes, como o Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.