Atualmente, no Brasil, existem milhões de pessoas que estão desempregadas. Por diferentes motivos, estas pessoas não possuem mais a capacidade de exercer qualquer tipo de produção. Para esta demanda, o governo federal garante um salário mínimo por mês. Confira mais informações abaixo:
O cidadão brasileiro possui algumas opções para que, mesmo desemprego, consiga ter algum tipo de renda para ajudar nas contas de casa. Então, caso você não saiba, o governo federal cede o pagamento de um benefício avaliado em um salário mínimo para aquelas pessoas que não conseguem exercer uma profissão.
Este tipo de ajuda é feita para que este cidadão, seja lá o motivo pelo qual ele não consegue mais trabalhar, seja saúde, idade ou alguma deficiência, consiga arcar com as suas contas e também da sua família. Portanto, é uma forma de ampliar o poder de compra do povo brasileiro, de todas as formas e condições.
Por isto, o governo federal passa a responsabilidade do pagamento deste benefício para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que já é amplamente conhecido pelos cidadãos pelo pagamento de benefícios sociais como a aposentadoria, salário-maternidade e o auxílio-doença.
Porém, estamos falando do Benefício de Prestação Continuada (BPC), que é um programa pago pelo INSS e cedido pelo governo federal. Nele, os cidadãos que não podem exercer alguma profissão possuem a oportunidade de levantar uma renda e não criar pendências financeiras vinculadas ao seu nome; confira.
BPC: um salário mínimo para ajudar em suas necessidades
Então se você está interessado(a) em participar do programa social idealizado pelo governo federal, veja se você se encaixa em um dos itens à seguir. Fique atento(a) pois você pode estar apto(a) ao recebimento do BPC:
- Ser idoso(a) a partir dos 65 anos ou mais;
- A renda por membro da família precisa ser no máximo 1/4 do valor referente ao salário mínimo por pessoa;
- Informações atualizadas no Cadúnico;
- Pessoa de qualquer idade com deficiência, seja ela física, intelectual, etc;
- Agora é possível somar este benefício com o Bolsa Família;
- Caso seja aceito(a), o valor do benefício é de um salário mínimo (R$1.320).