Recentemente, o governo federal divulgou novas regras para o saque do PIS/PASEP. O benefício que é liberado para quem atuou com carteira assinada, deve ser resgatado o quando antes pelos trabalhadores. Caso contrário, o valor será transferido para as contas do Tesouro Nacional, dificultando o acesso dos cidadãos ao dinheiro que está disponível.
As cotas disponíveis para saque do PIS/PASEP foram transferidas para a Caixa Econômica Federal. Isso significa que mesmo os trabalhadores do sistema público poderão retirar a quantia nos canais da Caixa, sem necessidade de procurar o Banco do Brasil. A transferência aconteceu em 2020, quando a verba passou a pertencer ao FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço).
Vale lembrar que as cotas são diferentes do abono salarial, em que todos os anos o trabalhador tem acesso a um salário mínimo. Neste caso, o pagamento é feito para quem trabalhou de 1971 a 1988 e ainda não resgatou a quantia. Na época, os empregadores criaram um fundo de depósito dessas quantias, mas boa parte dos cidadão não receberam a quantia.
Segundo a Caixa, há R$ 25,4 bilhões disponíveis para saque do PIS/PASEP aguardando o resgate de 10,5 milhões de trabalhadores. Os herdeiros ou dependentes do trabalhador que tinha direito, mas já faleceu, também poderão fazer o saque desde que comprovem o vínculo de forma documentada. O pedido deve ser feito no App FGTS.
Como fazer o saque do PIS/PASEP
O saque do PIS/PASEP não exige o comparecimento em uma agência da Caixa, todo o processo pode ser feito online. Mas atenção, o prazo para o resgate é até 5 de agosto, caso contrário a quantia será transferida para o Tesouro Nacional, ainda com o prazo de cinco anos para ser recebida por lá.
O trabalhador que quiser pode receber a quantia presencialmente, mas o primeiro passo ainda deve ser dado online, dessa forma:
- Acesse o App FGTS e faça login;
- Reconhecendo o CPF do cidadão, o aplicativo vai informar na primeira página a mensagem “Você possui saque disponível”. Clique nessa aba;
- Agora escolha “Solicitar o saque do PIS/Pasep”;
- Depois, basta escolher a forma de saque, que pode ser presencial ou via crédito em conta, e clicar em “Confirmar saque”.