SURPRESA! 13º salário do trabalhador pode ser ANTECIPADO em até 40% do valor

Por lei, o empregador deve pagar o 13º salário do trabalhador em duas parcelas divididas. O primeiro depósito deve acontecer até novembro, e o segundo pagamento até 20 de dezembro. No entanto, pode haver a antecipação desse abono, caso haja uma determinação da empresa e comum acordo com os empregados. Há uma região do país que autorizou a liberação de 40% desse abono.

SURPRESA! 13º salário do trabalhador pode ser ANTECIPADO em até 40% do valor
SURPRESA! 13º salário do trabalhador pode ser ANTECIPADO em até 40% do valor (Imagem: FDR)

O pagamento do 13º salário é liberado integralmente para o trabalhador que atuou durante 12 meses consecutivos. No entanto, todos aqueles que atuaram por pelo menos 1 mês poderão ser contemplados com a parcela, mas claro que recebendo a quantia de forma proporcional. O benefício é conhecido como “abono natalino” porque é liberado próximo ao Natal e ajuda nas contas do fim de ano.

Em algumas empresas, e até mesmo no funcionalismo público, esse pagamento pode ser antecipado. No caso dos aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) as duas parcelas foram liberadas no primeiro semestre, em maio e depois junho. Outra possibilidade de antecipação, neste caso de forma individual, é a liberação junto com as férias.

No estado do Rio Grande do Norte, a primeira parcela do 13º salário foi adiantada na última sexta-feira, 30 de junho. Ao contrário de 50% da quantia total a que têm direito, os trabalhadores que prestam serviço como funcionários públicos no estado receberam 40% do valor total ao qual têm direito.

Quem recebeu o 13º salário antecipado?

De acordo com o governo do Rio Grande do Norte, no dia 30 de junho foi concluído o pagamento salarial de junho para servidores ativos, inativos e pensionistas. Junto com o rendimento tradicional daquele mês, ainda foi incluso o total de 40% do 13º salário que o cidadão tem direito.

Ao todo, são 22,7 mil beneficiados com essa antecipação que estão ligados a órgãos públicos como:

  • Servidores ativos da Educação;
  • Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Rio Grande do Norte (Ipern);
  • Agência Reguladora de Serviços Públicos (Arsep);
  • Departamento Estadual de Imprensa (DEI);
  • Detran;
  • Idema;
  • Ipem;
  • Jucern.

Além destes, outros 39 mil servidores que recebem acima de R$ 4 mil também foram inclusos na folha de pagamento de junho.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com