SUSTO no INSS! Golpe do salário-maternidade prejudica centenas de beneficiárias

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) emitiu um alerta sobre golpes que têm acontecido recentemente envolvendo o salário-maternidade, e que fez vítimas e prejudicou o recebimentos de várias mulheres.

SUSTO no INSS! Golpe do salário-maternidade prejudica centenas de beneficiárias
SUSTO no INSS! Golpe do salário-maternidade prejudica centenas de beneficiárias. (Imagem: FDR)

O INSS emitiu um comunicado informando acerca de sites não oficiais que cobram multa para liberar o benefício do salário-maternidade concedido pela instituição. Saiba exatamente o que está acontecendo para se prevenir.

Sites e páginas de redes sociais têm oferecido facilidades e estão se apresentando como canais para conseguir o benefício, porém, o INSS alerta que não são canais oficiais, devendo ser vistos com desconfiança, pois podem representar risco à segurança de dados do cidadão.

Fique ciente que o INSS não utiliza intermediários para a concessão deste benefício e nem cobra multas ou valores adiantados para que o salário-maternidade seja liberado.

Em nota, o orgão enfatiza que “é sempre importante lembrar que não se deve fornecer dados pessoais, como CPF, nome, data de nascimento, etc. em sites de origem desconhecida”, diz.

Quem tem direito ao salário-maternidade do INSS?

O salário-maternidade é benefício devido aos segurados do Regime Geral de Previdência Social, inclusive aqueles que não estejam em atividade, mas permaneçam em período de manutenção da qualidade de segurado, que tenham cumprido a carência exigida, em razão de parto, aborto não criminoso, adoção ou guarda judicial para fins de adoção.

A carência para obtenção do benefício é de dez contribuições mensais para segurados contribuinte individual, facultativo e especial. Ou seja, para ter direito ao benefício, é preciso começar a contribuir com a previdência antes de engravidar.

Para os segurados empregado, empregado doméstico e trabalhador avulso, não há carência.

Como solicitar o salário-maternidade do INSS?

Para solicitar o salário-maternidade, a mulher deve procurar o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O valor será pago mensalmente, lembrando que a licença começa a contar a partir do momento em que a trabalhadora se afasta do trabalho.

A única forma legal e correta de se pedir o benefício é pelo Meu INSS. Veja como:

  • Entre no Meu INSS;
  • Clique no botão“Novo Pedido”;
  • Digite “salário-maternidade urbano” ou “salário-maternidade rural;
  • Na lista, clique no nome do serviço/benefício;
  • Leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções.

O pedido será analisado e, para acompanhar o andamento, o interessado ou a interessada podem acessar o Meu INSS (aplicativo ou site) ou ligar para o telefone 135.

O afastamento remunerado é fundamental para assegurar que a mulher possa cuidar do seu filho e se recuperar após o parto, garantindo assim a saúde física e mental tanto da mãe quanto do bebê.