- O pagamento da restituição do IRPF foi dividido em cinco lotes;
- No segundo pagamento a maioria são de pessoas sem prioridade legal;
- O depósito da Receita Federal depende dos dados bancários informados.
Dando continuidade ao calendário de pagamento da restituição do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física), nesta sexta-feira (30) mais um grupo recebe o benefício. O valor que nesse mês terá correção de 1% pela taxa Selic, será transferido na conta corrente ou chave PIX que foi informada pelo contribuinte ao enviar a declaração. Milhões de pessoas aguardam a liberação da Receita Federal.
Segundo a Receita Federal nesse segundo pagamento será preciso desembolsar R$ 7,5 bilhões, mesma quantia paga de restituição do IRPF no mês anterior. A diferença é que em maio foram menos contemplados, pouco mais de 4,4 milhões, e em junho são 5,1 milhões de beneficiados. Além de contemplar quem enviou a declaração nesse ano, foram inclusas restituições residuais de exercícios anteriores.
Isso é, contribuintes que enviaram a declaração do Imposto de Renda em anos passados, mas com erros. Precisaram corrigir o documento e somente então puderam ter acesso a restituição. Quem caí na malha fina somente consegue ser restituído quando corrige os dados informados, por meio da apresentação de uma declaração retificadora.
A consulta para verificar se foi incluso no segundo lote da restituição do IRPF está disponível desde a última sexta-feira, 23 de junho. A Receita Federal sempre segue essa ordem, liberando a lista de contemplados uma semana antes de fazer o pagamento. Além desse, haverão outros três depósitos divididos entre os meses de julho, agosto e setembro.
Quem vai receber a restituição do IRPF?
Enquanto no primeiro lote a Receita Federal informou que 95% dos contemplados pertenciam a prioridade legal, no segundo pagamento a maioria são de contribuintes sem prioridade. Mas, pessoas que seguiram as recomendações do Leão para conseguir adiantar a restituição do IRPF.
Os mais de 5,1 milhões de beneficiados pela restituição nesse mês foram divididos da seguinte forma:
- 130.088 contribuintes idosos acima de 80 anos;
- 978.397 contribuintes idosos entre 60 e 79 anos;
- 70.589 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
- 468.889 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- 3.490.513 contribuintes que receberam prioridade por terem utilizado a declaração pré-preenchida ou optado por receber a restituição via PIX.
Caso cumpra com um dos requisitos mencionados, mas ainda assim não tenha sido incluso nesse lote, o contribuinte não precisa se preocupar. Sua declaração ainda pode estar em processamento, e caso não hajam erros será inclusa em algum dos próximos três lotes liberados nos meses seguintes.
Quando a restituição do IRPF vai cair na conta?
A Receita Federal já fez a transferência da restituição do IRPF para as contas informadas na manhã desta sexta-feira. Isso significa que os 5,1 milhões de contribuintes já podem consultar na instituição financeira que cadastrou se o seu saldo foi pago.
São duas opções de canal de recebimento:
- Conta-corrente: até 2022 era a única opção disponível, em que o cidadão cadastra o banco, agência e conta corrente que deseja receber a quantia;
- PIX: a restituição foi transferida para o banco em que a chave PIX de número do CPF foi inclusa.
O contribuinte tem o prazo de 1 ano para movimentar a quantia, que caso não seja recebida será transferida para saque diretamente no Banco do Brasil. Caso tenha sido contemplado nesse lote, mas o dinheiro não tenha caído na conta devido a erro de dados bancários, a quantia também ficará disponível no Banco do Brasil.
Quem ainda não foi restituído, mas errou os dados bancários, pode fazer a correção. Basta acessar o sistema em que a declaração foi enviada e selecionar “Consultar e alterar conta para crédito de restituição”.
Calendário de pagamentos da restituição do IRPF
Quem ainda não foi contemplado, pode já se preparar para o calendário de pagamentos da restituição do IRPF dos próximos lotes. A consulta para verificar se foi contemplado acontece no App Meu Imposto de Renda ou no site da Receita Federal, sempre na opção “Consultar restituição”. No site é necessário informar número do CPF, data de nascimento e ano de exercício.
O calendário de consultas e pagamentos estão marcados para:
- 3º lote: pago em 31 de julho – consulta em 24 de julho;
- 4º lote: pago em 31 de agosto – consulta em 24 de agosto;
- 5º lote: pago em 29 de setembro – consulta em 22 de setembro.