Mudanças no calendário de pagamento do auxílio emergencial. Nessa quarta-feira (22), o Ministério da Cidadania informou que a liberação da segunda parcela do auxílio de R$600, que estava marcada para ter início nesta quinta-feira (23) foi suspensa. De acordo com o poder público, a decisão foi tomada para manter a organização dos depósitos que ainda contam com novos registros em aberto.
O valor da segunda parcela, inicialmente, seria liberado a partir do dia 27 de abril. No entanto, o ministro Onyx Lorenzeti informou uma mudança no cronograma antecipando o pagamento.
Porém, com as modificações no texto da MP permitindo que novas categorias sejam inclusas no benefício, milhares de pessoas passaram a se cadastrar, fazendo com que a Caixa ainda esteja liberando a primeira rodada.
“Por fatores legais e orçamentários, pelo alto número de requerentes que ainda estão em análise, estamos impedidos legalmente de fazer a antecipação da segunda parcela do auxílio-emergencial”, informou o governo federal.
Novo calendário do auxílio de R$600
Até o momento, não se sabe a data exata em que a parcela começará a ser divulgada. Assim que o benefício foi aprovado, os pagamentos aconteceriam conforme o calendário abaixo.
Segunda parcela:
- 27 de abril: receberão os brasileiros que nasceram nos meses de janeiro, fevereiro e março;
- 28 de abril: receberão os brasileiros que nasceram nos meses de abril, maio e junho;
- 29 de abril: receberão os brasileiros que nasceram nos meses de julho, agosto e setembro;
- 30 de abril: receberão os brasileiros que nasceram nos meses de outubro, novembro e dezembro.
Terceira parcela:
- 26 de maio: receberão os brasileiros que nasceram nos meses de janeiro, fevereiro e março;
- 27 de maio: receberão os brasileiros que nasceram nos meses de abril, maio e junho;
- 28 de maio: receberão os brasileiros que nasceram nos meses de julho, agosto e setembro;
- 29 de maio: receberão os brasileiros que nasceram nos meses de outubro, novembro e dezembro.
Para os beneficiários do Bolsa Família, o cronograma será o mesmo do projeto. No mês de maio, o valor será depositado no dia 18 e em junho no dia 17. Até o momento, esse grupo não passou por alterações e deverá seguir as datas já anunciadas.