O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) presta um serviço fundamental aos brasileiros que exercem a sua profissão de maneira formal, sob regime CLT e com a carteira de trabalho assinada. Contudo, alguns trabalhadores estão relatando que o saldo da sua conta está bloqueado.
O FGTS foi criado com o intuito de garantir ao trabalhador formal uma forma de poupança que deve ser utilizada em momentos emergenciais, como é o caso da demissão sem justa causa. Porém, isto vem sendo um problema para muitos beneficiários que encontram-se com o saldo bloqueado.
Muitos motivos podem levar o seu Fundo de Garantia ao bloqueio. Então, é extremamente importante que você mantenha os seus dados atualizados e que tenha sempre os documentos e informações anexadas corretamente no seu aplicativo e conta.
Porém, mesmo com os dados atualizados e verificando-os corretamente, ainda existem pessoas que estão achando um problema. Simplesmente o saldo na conta destas pessoas está bloqueado. Então, caso isto aconteça com você; o que você deve fazer? Confira alguns motivos que levam ao bloqueio:
O que pode bloquear o saldo do FGTS?
Inicialmente, o FGTS só pode ser sacado em momentos onde há uma aprovação para a realização disto. Isto ocorre porque o intuito básico do programa é que ele sirva realmente como uma poupança. Ou seja, aquele dinheiro não deve ser mexido constantemente pelo trabalhador.
No Fundo de Garantia, existem duas formas de realizar o saque. O primeiro é através da modalidade Saque-Rescisão, que habilita o cidadão de fazer o saque imediatamente após uma demissão sem justa causa. Já o Saque-Aniversário permite o saque anual no mês do seu nascimento.
Para as pessoas que optam pela nova modalidade criada em 2020 pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que é o Saque-Aniversário, possuem o seu saldo da conta congelado. Isto ocorre porque o saque somente é permitido no mês em que o titular da conta completa aniversário.
Então, isto pode constar com um dos principais motivos que levam a sua conta do FGTS à ter sido bloqueada. Vale ressaltar que após optar pelo Saque-Aniversário, será preciso aguardar ao menos 25 meses para que retorne ao modelo de Saque-Rescisão.