VITÓRIA! Brasileiro volta a comprar alimentos inacessíveis devido à inflação

Já tem algum tempo que o brasileiro precisou reorganizar o seu cardápio e de toda a sua família. Com o aumento excessivo do preço dos alimentos ficou mais difícil incluir alguns cortes de carne, leite e derivados, e até mesmo o ovo tem subido de valor. No entanto, segundo uma pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) a compra da carne está mais em conta.

VITÓRIA! Brasileiro volta a comprar alimentos inacessíveis devido à inflação
VITÓRIA! Brasileiro volta a comprar alimentos inacessíveis devido à inflação (Imagem: FDR)

Tem sido cada vez mais comum ir ao supermercado e se impressionar com o valor dos alimentos. No entanto, segundo um levantamento feito pelo IBGE alguns cortes de carne bovina têm caído de preço, e por consequência atingindo também a carne suína e o frango. De acordo com André Felipe Guedes Almeida, analista do Sistema Nacional de Preços ao Consumidor, ao G1, esse item tem peso importante na cesta de consumos do brasileiro.

Dois fatores importantes podem explicar o fato da carne de boi ter diminuído de valor. O primeiro é que para engordar o gado os pecuaristas usam ração produzida pela soja e milho, e justamente esses dois itens têm diminuído de valor, logo a criação desses animais está mais barata. O segundo é o fato de que os frigoríficos abateram mais animais e a oferta aumentou. 

Nos primeiros três meses deste ano, o número de abates de bovinos foi quase 5% maior do que no mesmo período de 2022. A expectativa é de que esse número se mantenha e continue crescendo durante o inverno. Para os pecuaristas esse é um processo comum porque os pastos não dão conta de tantos animais. Automaticamente quem vai comprar alimentos sente os reflexos.

Como os alimentos estão caindo de preço?

A queda na inflação tem peso significativa na diminuição de preço dos alimentos, principalmente da carne bovina. Em maio, o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) que é o índice oficial da inflação do país, desacelerou para 0,23%. Em abril esse mesmo índice havia marcado alta de 0,61%.

Um levantamento mais amplo, que analisou os preços nos açougues de janeiro até o início de junho, mostrou que a carne bovina caiu 3,87%. As primeiras reduções foram para:

  • contrafilé (- 1,03%);
  • acém (- 0,93%);
  • alcatra (- 0,89%);
  • peito bovino (-1,39%).

São justamente esses resultados que ajudam na queda da inflação, embora especialistas frisem que queda na inflação não significa redução automática do preços dos produtos.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com