Entre os trabalhadores do país, existem muitos que hoje estão trabalhando na informalidade. Porém, para os cidadãos que possuem a sua carteira de trabalho assinada e exercem a profissão sob regime CLT, fique atento(a) pois a Caixa liberou um saque de R$2.900 para esta categoria; confira abaixo:
Os trabalhadores formais do nosso país são contemplados com uma série de benefícios que visam o futuro do trabalhador. De todos os benefícios cedidos aos funcionários formais, a Caixa não passa nenhum destes para os trabalhadores informais do Brasil, também conhecidos como Microempreendedores Individuais (MEI).
Para os cidadãos que exercem a sua profissão formalmente, o governo cede auxílios como seguro-desemprego, auxílio-acidente, auxílio-doença, salário-maternidade, 13º salário, férias remuneradas e também o conhecido Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
Este último garante ao trabalhador a oportunidade de conseguir acumular alguma renda para em um caso de eventual demissão sem justa causa, o cidadão tenha uma reserva financeira que possa acomodar os seus gastos enquanto está na busca por uma nova oportunidade de trabalho.
Pensando nisto, a Caixa Econômica Federal acaba de determinar uma nova liberação de pagamentos envolvendo o FGTS. Portanto, se você for uma pessoa que exerce a sua profissão de maneira formal e possui saldo em sua conta do Fundo de Garantia, fique ciente desta informação abaixo:
FGTS: qual foi o pagamento liberado pela Caixa?
Para todos aqueles que possuem saldo em suas contas do Fundo de Garantia foi liberado um saque que poderá ser feito em valores inferiores à R$2.900. A medida foi liberada a partir do dia 01 de junho para todos os cidadãos que aderiram a modalidade de Saque-Aniversário e nasceram no mês de junho.
A modalidade Saque-Aniversário foi criada durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Há época, a modalidade foi inventada com a intenção de fortalecer as famílias durante o período de pandemia, cujo a criação da modalidade foi em 2020.
Porém, o atual Ministro do Trabalho, Luiz Marinho (PT), já trata a modalidade como perto do fim. O Ministro tem o objetivo de extinguir a modalidade de saque. De acordo com Luiz Marinho (PT), o Saque-Aniversário tornou-se uma “armadilha” para a população brasileira.